Cavaco derrota PSD e professores tiram maioria absoluta ao PS


A confirmarem-se as projecções divulgadas pelos três canais televisivos, a conclusão a tirar é a que dá título ao post. Veremos qual o cenário governativo que se seguirá. Estou em crer que será o cenário de um Governo minoritário com acordos pontuais à esquerda e à direita.
Para os professores, o futuro apresenta-se cinzento. Para a maioria dos portugueses, o futuro continua negro.
O PS canta vitória mas perdeu a maioria absoluta. PS desceu 7% em relação ao resultado de 2005.

BE e CDS disputam terceiro lugar. Ambos sobem.
PS dispõe apenas de uma maioria relativa mas pode fazer maiorias com qualquer outro partido. E é provavelmente isso que vai fazer: em matéria de costumes vai procurar apoio ao BE e em matérias de economia ao CDS ou ao PSD. Com quem se vai aliar em matérias de Educação? Ou será que os partidos da oposição se vão unir contra o PS, como prometeram, para suspender a avaliação simplificada de desempenho e rever o ECD? Ou será que não vão e os professores vão ter as expectativas criadas defraudadas?
Ou muito me engano ou, com este panorama, os professores vão ter de regressar às ruas durante muito tempo.
Os derrotados: PSD e Manuela Ferreira Leite, sem dúvida. Se o PSD quiser regenerar-se tem de ir buscar o Paulo Rangel a Estrasburgo. Mas, provavelmente, nem assim. É provável que o PSD já tenha entrado num  plano inclinado de decadência e queda.

Os ganhadores: O BE e o CDS! Cresceram muito em relação a 2005. Paulo Portas e Francisco Louçã foram os políticos com melhor desempenho em campanha.
Vitória de Pirro: José Sócrates e o PS. José Sócrates perdeu a maioria absoluta. Vai ter de governar a fazer alianças pontuais com todos. É de prever a continuação do processo de transferência de riqueza das classes médias para os descamisados e para os muito ricos.
Manuela Ferreira Leite discursa às 21:30: é o rosto da derrota. Foi digna a admitir a derrota. Espera-se agora que actue em conformidade e se demita após as autárquicas. Nem uma palavra sobre Cavaco Silva, mas ela sabe que foi ele e também a sua incapacidade política,  que cavaram a humilhante derrota do PSD.
O que se espera agora de Sócrates? Vai ter de substituir o rosto do socialismo musculado pela máscara dialogante. O BE não lhe fará a vida fácil porque sabe que o tempo e o aprofundamento da crise correm a seu favor. É mais provável que José Sócrates procure e obtenha apoio no grupo parlamentar do CDS.
O momento Vitalino Canas, do grupo de Macau. O homem aparece na RTP1, moderadamente satisfeito. Um pouco murcho, até. A vida complica-se para os personagens que tomaram conta do PS da era socratina. Adivinham-se tempo difíceis para José Sócrates que, de ora em diante, vai ter de comprar apoios ao CDS. E Paulo Portas, vitorioso, não se vai vender por tuta e meia. Vai exigir e Sócrates vai ceder. E as ruas vão pertencer aos sindicatos, aos desempregados e aos precários. É natural que a estabilidade governativa obtida por via de acordos preferenciais com o CDS faça crescer o apoio popular ao BE e ao PCP. A vida vai complicar-se para José Sócrates e para o PS.

O momento Jerónimo: O PCP/CDU cresceu um pouco em número de votos mas manteve-se nos 8%. Nem derrota nem vitória. Ao mesmo tempo que Jerónimo de Sousa conseguiu agarrar o eleitorado de 2005, conservando-o, o PC e a CGTP estão em condições de liderar as lutas sociais e sindicais que se avizinham. Erram os que dizem que o PCP saiu derrotado destas eleições. Os tempos que aí vêm correm a favor do BE e do PCP. E serão tanto mais favoráveis quanto mais explícita for a aliança que José Sócrates fizer com Paulo Portas no Parlamento.


Post actualizado às 20:15
Post actualizado às 20:40
Post actualizado às 21:13
Post actualizado às 21:32 
Post actualizado às 21:55

70 Response to "Cavaco derrota PSD e professores tiram maioria absoluta ao PS"

  1. Ramiro!
    os professores vão continuar a lutar, não pode ser de outra maneira, apesar de muitos deles terem votado PS (que vergonha para aqueles que andaram na rua...)

    temos o compromisso educação e agora é que os partidos vão ter oportunidade de mostrarem o que valem. há condições para refazer as políticas educativas!

    Mas apesar do desastre eleitoral, com esta tão elevada percentagem do PS, os professores ganharam porque o PS perdeu a maioria absoluta e isso é uma grande vitória!

    Isabel says:

    Acho que é uma vitória um pouco amarga. Pergunto como é possivel?
    Depois do que fizeram?

    E só de os ver festejar me dá náuseas. Parece-me que o PS perdeu os deputados para o BE, CDS e CDU, não para o PSD.

    Isabel says:

    Apesar de ter ficado sem o curso de ensino, devido a não ter feito uma única cadeira integrando-me assim em Bolonha, sinto-me como se o fosse. E com isso, sinto-me triste porque parece que as pessoas não tem sentido critico. Ou as alternativas não têm credibilidade.

    Susana says:

    Afinal acabou por acontecero que há muito eu ja pensava:muitos professores e outros funcionários públicos, gostaram e ... querem mais!!! Que assim seja! Pena é que pagamos todos!

    Isabel!
    Temos que continuar a lutar, não nos podemos deixar vencer! De forma alguma! O país vai continuar a perder muito, e muito mais, com a reeleição de Sócrates como PM mas exactamente por isso, impõe-se a luta! É muito mau este resultado!

    Que assim seja não, Susana!
    porque vamos continuar a lutar. A educação espera por nós, compete-nos não desistir e seguir em frente, não pode ser de outra maneira!

    Não pagamos só nós, classe docente. O pior é que paga o país, pagam as crianças, pagam os jovens, paga o desenvolvimento...

    Era bem verdade que as nódoas só saem com benzina...

    Isto é tudo muito triste, os socretinos não ganham com maioria absoluta, por certo graças na verdade aos votos de muitos colegas, mas ganharão com margem de algum conforto, quase inacreditável.
    Agora vão fazer acordos algo limianos aqui e ali ou dramatizar, vitimizar, no sentido de provocar novas eleições rumo à maioria absoluta.
    E no que a nós diz respeito, não vislumbro nada de bom.
    Em ralação ao País em si ... também não.
    Agora vamos esperar para ver e arranjar formas de luta na conformidade.Oxalá o consigamos..

    É isso que se espera, Ramiro!
    Que a oposição seja coerente com o seu Compromisso Educação! Há condições para seguir em frente

    Jane says:

    Ramiro, nunca pensei que houvesse tantos dahs em Portugal!

    AB says:

    O cenário é negro mas é por isso que eu quero continuar a lutar. Eu preciso, a Educação precisa, este país precisa. Cá estaremos para continuar!

    Isabel says:

    E quem vão pôr como ME?
    Até tenho medo de pensar. Sei que é cedo mas sei lá.

    Vamos continuar a lutar. Tive um ano na Escola e senti-me defraudada durante o mesmo. Imagino os Professores que dão aulas há já alguns anos.

    Já consta o nome de... MLR!!!!!!!!

    Amanhã vou de preto para a escola

    Iremos às ruas o tempo que for preciso mas espero dignidade da parte dos partidos políticos!

    Isabel says:

    Estava a pensar com os meus botões que poderia ser o VL. Talvez seja para pensar que podia ser pior.

    E o PR? fala quando? Depois das autarquicas? É que deu uma maozinha.

    JAS says:

    Lamentavelmente, temos de admitir que os professores foram derrotados! O que nos espera, ainda não sei! Prevejo um futuro negro para a educação em Portugal! Vai refoçar-se o investimento no sucesso educativo estatístico, nas suas múltiplas facetas, e o desinvesimento no futuro do País!
    Hoje, sinto-me triste, desalentado!

    Ibel says:

    Lutei,lutei, mas nunca tive ilusões.Havia colegas confiantes na vitória do PSD,mas sempre lhes disse que não acreditassem.
    Sócrates apareceu cheio de força na campanha eleitoral e é um ídolo para a juventude.Os alunos idolatram-no e vêem nele o modelo a imitar"que pinta, professora!"
    Estas políticas educativas vão continuar e muitos colegas até andam eufóricos, embora digam que não,"sabes, fui nomeada como avaliadora dos professores que vão passar a titulares".
    Não acredito em alianças com o Bloco de Esquerda.Sócrates sabe quem tem ambições...
    Veremos se as minhas suspeitas não batem certo.

    O meu comentário aqui

    http://franciscotrindade.blogspot.com/2009/09/as-20-horas-e-8-minutos.html#links

    feito às 20 hores e 8 minutos

    Francisco Trindade

    Há um objectivo atingido: maioria relativa.
    Há um objectivo falhado: mudar de governo e de políticas.

    Há um objectivo atingido(?): qualquer partido que assinou o Compromisso Educação, faz maioria absoluta.
    Há um objectivo falhado(?): Todos os partidos que assinaram o Compromisso Educação, têm que votar em uníssono.

    Há um objectivo atingido: muitos professores não votaram na maioria.
    Há um objectivo falhado: muitos professores votaram na maioria.

    Há uma certeza: amanhã há aulas!
    Há uma incerteza: haverá mais manifestações?

    Há uma certeza: os sindicatos perderam tudo.
    Há uma incerteza: os professores ganharam(?) algo.

    Todos nos devemos sentir responsáveis pela certezas, incertezas, objectivos atingidos ou falhados.

    Não, jad, recuso essa postura!
    O PS não tem maioria absoluta e isso é muito bom!

    Miguel!
    faz um post deste teu comentário, está excelente!

    Luis says:

    Ramiro um grande derrotado da noite que não aparece nas TVS!!!

    Já arranjou um bode expiatório. O Cavaco. Artimanha (infantil) em que é especialista.
    Os profs não derrotaram o PS! É que há vida para além do corporativismo de uma classe....

    jad says:

    Cristina Ribas

    A que postura se refere?!

    Amigos
    Ouso reproduzir uma frase do Wegie que tem ressonância no meu ser: "há uma dor estranha em mim. Não estou feliz."
    Só isto.

    Miguel
    Faz o post com o teu comentário.
    Lelé
    Sinto o mesmo.

    Luís
    Eu? Derrotado? Eu não fui a votos! Nem tenho partido político.

    Dr.Shue says:

    Agora pode ser que comecem a levar mais a sério o que digo. Não irá haver mais tréguas daqui para a frente. Atacaremos onde mais lhes dói e onde menos esperam. Queriam brincar? Que comecem os jogos...

    jad!
    que os professores foram derrotados. não fomos. tirámos maioria absoluta ao sócrates!

    Martins says:

    Seja honestos, pelo que aqui disseram qualquer resultado do PS acima dos 25% é uma efectiva derrota, com mais ou menos pirueta.

    e continuamos cá!

    Isabel says:

    Concordo com o Ramiro e a Lelé.
    O povo português perdeu uma grande oportunidade.

    Martins, continuo cá para lutar, como professora, pela educação do meu país!

    Martins says:

    Nunca ganharão nada, se nunca souberem porque perderam.

    Até amanhã

    Boa noite a todos.

    jad says:

    Luis

    Não me compete defender o Ramiro: não precisa, nem é necessário.
    Creio que a título do post é abusivo mas não creio que seja apenas o Ramiro o derrotado. Parce-me que derrotados foram todos os professores que fizeram do PSD a salvação da honra perdida pelas asneiras e incompetência do ME. Perderam-se na emoção, perderam a lucidez, cairam na frustração e não estavam preparados. Agora, resta-nos aquilo que nunca devíamos tersecundarizado na luta: as aulas, o ensinar e o aprender.

    Quanto aos sindicatos: diz Miguel Loureiro que "perderam tudo". A pergunta que me coloco há muito, muito tempo é quando, do ponto de vista estrito do ensinar e aprencder quando é que ganharam alguma coisa?
    E agora, para sguir o caminho normal da atracção pelo poder, o MUD admite tornar-se sindicato independente. Independente de quê? de quem? Isto só ainda agora começou!...

    Luís!
    O Ramiro é um vencedor, tal como todos nós que sempre lutámos de forma coerente pela educação em Portugal! E é vencedor porque se não fossem iniciativas como o ProfAvaliação, o PS tinha tido maioria absoluta e isso sim, seria o caos completo!

    Se o Luís tiver filhos na escola vai perceber porque é que uma reforma educativa não passa por choques tecnológicos desta natureza, se não tiver vai perceber na mesma porque Portugal vai continuar a afundar. ainda mais! Isso sim, entristece-me! Muito!

    jad says:

    Cristina

    Estarei enganado ou, até ao comentário ao comentário de Luis, eu nunca tinha dito que os professores foram derrotados.
    A frustração a que me refiro não resulta de uma derrota, resulta de um envolvimento frustrado num desejo. Para mim isso não é sinónimo de derrota é sinónimo de desejo insatisdfeito. Isso coloc~-se ao nível do desejo e não ao nível do jogo. Penso eu. No jogo há derrotas no desejo há frustrações.

    jad says:

    Ramiro
    Confesso que não fui muito feliz na atribuição personalizada da derrota. Lamento.

    jad!
    desculpa!
    Foi JAS quem disse isto!
    Sorry :)

    Wegie says:

    Meditem sobre as palavras do jas: A identificação da causa dos professores e da educação em geral com o PSD, feita por comentadores e bloggers das berças com estilo campónio ao serviço do regedot da freguesia é que está na raíz de toda esta frustração!

    Wegie says:

    Não é com desabafos derrotistas que se constroi o futuro. Só aqueles que procuraram identificar a luta dos professores com o PPD podem estar com esses arrotos.
    Amanhã é dia de aulas e o combate continuará. o PS perdeu a maioria absoluta e isso já é uma vitória significativa. a partir de agora a tríade de Macau terá de negociar cada medida e olhar por cima do ombro.
    O PSD amanhã toma a pílula do dia seguinte e segue em frente.

    Ibel says:

    Um grande abraço para o Ramiro.
    Cristina, está melhor?
    Um beijo

    Wegie says:

    Ramiro,

    Sempre achei intrigante como estes não-lugares,(utilizando a expressão de Marc Augé), conformam os destinos de uma Nação: Poço de Boliqueime, Vilar de Maçada como outrora Santa Comba Dão.
    Será que o arquétipo da aldeia com o seu regedor ainda se eterniza nesta "modernidade"? A festa das colheitas quando se pagavam os foros(23 de Setembro) substituida pela pornografia televisiva?

    José says:

    Concordo completamente com o sentido do texto de Ramiro Marques.
    E não compreendo tanta inocência política naqueles que achavam que Sócrates perderia com facilidade. Não se desce de maioria absoluta para a derrota assim tão facilmente. Sócrates perder, ainda por cima contra MFL, era quase impossível. Previ 4 ou 5% de vantagem do PS e achei que era muito bom. Estou perto de acertar. Deverá haver muita malta nova que ainda não entendeu muito bem a dinâmica destas coisas. Lembrem-se que Cavaco, num país normalmente à esquerda, teve duas maiorias absolutas. Sócrates deu Magalhães e deu milhares de diplomas sem ser preciso estudar. Em quem pensavam que essas pessoas iam votar?
    Esta vitória do PS é quase uma derrota. Basta ver a cara de António Vitorino na RTP. Eles contavam com maioria absoluta. Não tenho dúvidas.
    Afinal, perdem deputados em todo o lado.
    José R.

    Wegie says:

    Acima queria dizer jad e não jas..

    Wegie, concordo contigo!
    Não há que haver discursos derrotistas, há que seguir em frente e lutar! Continuar a lutar!

    Não concordo é com essa dos discursos campónios... Há muitas formas de lutar pelas mesmas coisas.

    José
    De acordo contigo.

    Obrigada, Ibel!
    beijinhos

    jad says:

    Cristina
    Não lhe parece que 150000 votos são insuficientes para tirar a maioria ou dar a maioria a quem quer que seja, mesmo multiplicando-os pelo agregado familiar?

    Eu regresso ao que já disse noutra altura: teremos tudo a ganhar se centrarmos a atenção no que nos identifica: o ensinar e o aprender. Só quando valorizarmos convenientemente esta tarefa, que apenas nós fazemos, estaremos em condições de nos fazermos ouvir. E saberemos escolher os nossos representantes junto do poder. Caso contrário, continuaremos atrás da sombra...

    Wegie says:

    Cristina:
    Sobre os discursos campónios lê um post que foi aqui reproduzido dum tal Luis dardomeu, e o meu comentário sobre as soluções do taxista.

    Wegie says:

    jad:
    Aquela da alegoria da caverna foi boa!

    não concordo, jad! De todo!
    Sou a primeira, aliás sempre foi esse o meu discurso, que os professores têm que participar pela sua acção, na reforma educativa, mas dizer que é preciso fazer mais para serem ouvidos, não concordo!

    Primeiro porque os professores já fazem muito mais do que muitos pensam!

    Depois porque sempre terá que haver coisas a melhorar!

    Mas o mais importante, é que ninguém se pode escudar no que os professores terão que melhorar para não fazer de facto, uma reforma educativa! Sócrates nem ninguém, poderá dizer que não decide por esta ou aquela política por causa dos erros dos professores! Isso não aceito, isso é exigir pouco dos governos! eu quero educação e é por isso que luto. Convivo todos os dias com crianças e jovens discriminadas por esta tutela que não percebe nada de educação, não me posso conformar!

    Isabel says:

    Isto das 20h para cá nunca mais passa.
    Sei que seria dificil a MFL ganhar
    mas antes de mais queria poder olhar para a TV quando o(a) PM de Portugal falasse.

    jad says:

    Estou com Wegie e com Martins:
    É preciso parar para pensar! A luta apenas tem sentido quando orientada por valores e não por desejos. Muito menos por tentativa de superação de frustrações. Creio que faz toda a diferença.

    Cristina
    Também me quis parecer. Sem amargura.

    Wegie!
    O Luís Costa é um grande escritor e um grande lutador. Também lhe devemos muito nesta luta que se manteve acesa durante todo este tempo. O Luís terá pensado, como muitos professores, que derrubar Sócrates seria o mais importante. Para isso, o PSD era o partido que estava mais em condições de o fazer. Isso não faz dele um PSD! Mas mesmo que o possa ser, não está errado ser deste ou daquele partido, está errado colocar a luta partidária acima da educação, isso sim, parece-me grave como muitos fizeram!

    Wegie says:

    Pois Cristina se olhares o blogue do "grande?" escritor verás que foi isso que ele fez. Eu até estou de acordo em termos gerais contigo. Mas vi muita gente fazer isso. Infelizmente.

    Wegie says:

    É por isso que pensam que agora acabou e derramam o fel derrotista. Pois não acabou nada. Ainda agora está a começar.
    Os professores devem mentalizar-se de que UMA GREVE AS AVALIAÇÔES DO 1ºPERÍODO deve estar na ordem do dia no calendário de luta. O tempo das manifs acabou.

    Wegie, se não leste "Flor de Burel", vale a pena. O autor é Flávio Monte (Luís Costa), e o livro foi lançado em 28 de Março em Montalegre. Ao leres Luís Costa, ou melhor Flávio Monte, poderás responder à tua questão. Vamos ver para quando o livro d'água. agora começa a nascer Alto-Relevo, outro projecto de Flávio Monte

    margarida says:

    Jad,

    concordo plenamente com tudo o que disse no seu comentário das 21.47.

    Tb. concordo com o Luís quando diz que Portugal tem muitos mais problemas para resolver para além dos nossos.

    Apesar de tudo ainda acredito que o PS é o único partido capaz para governar Portugal.

    Wegie says:

    Repito para o caso de alguem não ter percebido:

    GREVE AS AVALIAÇÕES DO 1ºPERÍODO.

    jad says:

    Cristina
    Estamos a chegar ao momento em que as palavras começam a escapar-nos.

    Todos os que somos professores sabemos do que falas e estaremos de acordo. O que eu quero dizer é que, ao longo de muitos anos e muitas lutas, pouca coisa de verdadeiramente importante foi feito ou foi conseguido para o ensinar e o aprender (eu uso sempre o verbo e não o substantivo). Não sei se serão essas as funções ou preocupações dos sindicatos. É apenas uma constatação. Então, o que nos resta? Continuar a gastarmo-nos no contingente, na sombra ou o essencial? Toda a gente está de acordo: no essencial, já se vê. Pois, então, agreguemo-nos ao essencial, mobilizemo-nos para fazer disso o móbil da acção reivindicativa. Mas há aqui um problema: ainda não identificámos o "isso". E, enquanto o não fizermos, continuaremos a perseguir a sombra.

    Wegie
    Obrigado.

    Concordo contigo!
    Conseguiu-se a perda da maioria absoluta (eu gostava que não nos tivéssemos ficado por aqui) e isso não é de menosprezar, antes pelo contrário. Se os partidos forem coerentes com o compromisso educação, é quanto basta para deitar para o lixo todas estas leis perniciosas!

    jad!
    nessa perspectiva concordo inteiramente contigo! É verdade! Embora todas estas opções do governo tenham consequências directas no ensinar e aprender, há que trazer directamente para o campo da luta, as questões educativas! O ensinar e o aprender!

    Boa-noite a todos!
    Amanhã é um novo dia e a luta não terminou, muito pelo contrário! esta foi a primeira fase e já conseguimos tirar a maioria absoluta a este PS!
    estamos de parabéns!

    Em@ says:

    Companheiros de route, amanhã é outro dia, mas a nossa luta recomeça esta noite!
    E sou tão radical como o Wegie.

    Para todos um abração!

    Ramiro :)

    Cara(o)s amiga(o)s.

    Parece-me que continuamos a bater nos sindicatos. Esquecemos(?) quem contribuíu para enfraquecer a classe, foi precisamente a proliferação de "sindicatos" ao sabor das conveniências conjunturais.

    O "Eng." Sócrates ganhou e as suas "malfeitorias" irão permanecer no tempo...

    zedezede says:

    COITADOS, TENHO PENA DE VOCÊS TODOS, MAS NÃO PERCO MAIS TEMPO CONVOSCO.
    ADEUS.

    Esta mensagem foi removida pelo autor.