Magalhães, propaganda e robotização da educação

O pedagogo Raul Guerreiro, do Conselho Federal Parental Waldorf, na Alemanha, publicou um artigo na Revista Ibero-Americana de Educación em que dá o Magalhães como exemplo dos "perigos da robotização da educação". No ensaio, o investigador diz que a iniciativa, "anunciada como 'Revolução para a Educação em Portugal" reduz-se a "uma jogada promocional para acompanhar um big business internacional", e cita estudos que apontam riscos do uso de computadores na primeira infância. Fonte: DN, 11/7/09
Comentário
O Projecto e-escolinha, no qual se insere a distribuição gratuita ou quase gratuita do portátil Magalhães, às crianças dos 6 aos 10 anos de idade, foi uma manobra de propaganda mal concebida e pior concretizada. Quem deitou tudo a perder foi o primeiro-ministro que se prestou ao desempenho do papel de vendedor de uma máquina que de portuguesa só tem a caixa e que foi encomendada, sem concurso público, a uma empresa com dívidas ao fisco. Se um gestor intermédio da administração pública fizesse isso, já estaria demitido. Como foi o primeiro-ministro, temos de esperar até ao dia 27 de Setembro para o demitir.
Faz sentido facultar o acesso à posse de portáteis aos alunos com mais de 10 anos de idade. O computador e a Internet são ferramentas úteis para quem já revela um bom domínio da escrita e da leitura. Antes dos 10 anos de idade, o uso de computadores e calculadoras tem mais desvantagens do que benefícios. As crianças precisam de se movimentarem e do contacto directo com a Natureza. Já passam tempo demais à frente dos ecrãs. A última coisa de que necessitam é da oferta de um portátil que lhes dê mais razões para passarem ainda mais tempo à frente dos ecrãs. As consequências são conhecidas: obesidade, hiperactividade, falta de concentração e isolamento social.

4 Response to "Magalhães, propaganda e robotização da educação"

  1. Tiago says:

    Tudo verdade!

    Dr. Shue says:

    Ramiro, esqueceste-te de duas consequências nefastas que podem marcar as crianças para sempre: o desenvolvimento precoce de tendinites e problemas de visão.

    Mas se fosse só o Magalhães o efeito dos maus exemplos e de uma propaganda cega, não estavamos mal.

    Lê isto...

    É surreal tanta incompetência...

    Com o propósito último de melhorar a educação em Portugal, MLR rejeita viamente aquilo que é defendido por todos os pensadores e assim substitui as variáveis de eficácia pedagógica pelo Magalhães. Para além de fazer história, o ME produz também conhecimento.

    http://bulimunda.wordpress.com/2009/06/29/japanese-high-school-vejam-a-enorme-tecnologia-que-existe-nas-salas-de-aula-o-metodo-inovador-assim-percebe-se-a-razao-do-nosso-atraso/

    PARA VER E DAR A VER AOS NOSSOS MINISTÉRIOS DA TRETA...