Trairam. Nem mais um euro para estes sindicatos

Respondendo a uma questão colocada por um dos jornalistas presentes, o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores explicou, hoje, ao princípio da tarde, que "a  FENPROF não tem nada a ver com a manifestação de dia 15. É preciso que fique claro que se trata de uma manifestação convocada pelo discurso anti-sindical, com propósitos nitidamente anti-sindicais. Portanto, a FENPROF demarca-se, totalmente, dessa manifestação. Para a FENPROF e para os professores, o importante é unir e não dividir. E os Sindicatos continuam a ser para os professores um espaço de esperança onde sabem que é possível intervir e onde é possível aterrar as coisas."

Comentário
Errado, Mário! Os sindicatos deixaram hoje de ser um espaço de esperança para os professores. Hoje é um dia de extrema importância: marca o separar das águas e o fim das ilusões acerca do papel dos sindicatos. Tal como os partidos que os controlam, o PSD, o PCP e o PS, os sindicatos existem como instrumento de partilha de regalias e mordomias entre as nomenklaturas que os dirigem. No caso dos sindicatos, as regalias e as mordomias resultantes de os dirigentes estarem livres das salas de aula, da burocracia  e dos horários de trabalho injustos que o ME impôs aos professores. De estarem a salvo de terem de se sujeitar a quotas para aceder ao topo da carreira. De estarem livres da humilhação imposta por uma avaliação de desempenho injusta e penalizadora. 
Há que extrair a lição destas maldosas declarações: Nem mais um euro para estes sindicatos!
Mário, João Dias e tutti quanti, respondam-me por favor!
Há quantos anos o Mário não dá uma aula?
Há quantos anos o João Dias não dá uma aula?
A nomenklatura tem de ser castigada. Faz como eu fiz! Vai ao teu banco e pede o cancelamento da transferência bancária da tua quotização sindical. Não deixes para depois. 
A APEDE e o MUP formalizaram, hoje, junto do Governo Civil de Lisboa a convocatória para a Marcha do dia 15/11. Uma escola, um autocarro! 

131 Response to "Trairam. Nem mais um euro para estes sindicatos"

  1. Safira says:

    Ramiro

    E agora que fazemos? Avançamos com a manifestação ou ficamos à espera dos sindicatos? Era aqui que nos fazia falta uma ORDEM.

    Infelizmente terá de me dar razão :(

    Abraço solidário,

    Safira

    Anónimo says:

    Bem, creio, que vão realizar-se por todo o país, cerimónias simbólicas de entrega de cartões de associados de todos os sindicatos e pedidos para que regressem ás escolas.

    Teresa

    Pedro Castro says:

    Ramiro
    Eu quase que aposto que les irão fazer uma outra manifestação alternativa? Eles estão a medir forças com os movimentos independentes! É a jogada dos desesperados!

    Se perderem ficará para a história a morte do velho sindicalismo e o aparecimento do novo, liberto de partidos políticos.

    Anónimo says:

    Caro Ramiro,
    Infelizmente já há muito que havia sentido que os sindicatos (pelo menos a FENPROF, do qual fui sócio durante uma dúzia de anos)andavam muito afastados dos reais problemas da escola.
    Fartei-me e desisti de contribuir para esse grupo de indivíduos que se arrogam o direito de falar pelos professores. Veja-se a grande manifestação do passado ano lectivo: veja-se a forma como se colaram à organização do evento! Quando afinal, foram pessoas como o Ramiro, espíritos livres, que, de forma civil e independente, marcharam em nome da profissão.
    Não interessam esses senhores! É vê-los a passarem à frente de professores que sempre deram aulas e se dedicaram a tempo inteiro à sua profissão! Uma vergonha é o que é!
    Vivam os movimentos cívicos independentes!
    r

    Anónimo says:

    Falta a Ordem, sim... e acabar com os Sindicatos, já hoje e amanhã... Acabem com as quotizações... eles que venham para as escolas dar aulas e sofrer o que assinaram, à revelia do que ficou acordado na Manifestação de Março
    São CORRUPTOS, INETRESSEIROS e ... brandamente uns f. da mãe

    Abaixo A UGT e a INTERSINDICAL
    VENHA a ORdem... já temos número mais que suficiente para a legalizar

    Moriae says:

    Para que conste, saí do SPRC no dia útil seguinte em que me foi possível deslocar ao sindicato. A partir daí, nada disto me surpreende e estou como o Ramiro, sugiro a todos os colegas sindicalizados em sindicatos afectos à FENPROF que pensem bem no que pretendem fazer com o seu cartão. Acho a sugestão do Ramiro excelente ...

    Quanto aos outros sindicatos, ainda podem tomar uma atitude e ser uma boa surpresa para os seus associados...

    Força colegas!
    Abraço,
    M.

    Moriae says:

    ops .... esqueci-me dizer que foi no pós-entendimento ...

    Safira says:

    Ramiro

    Soube há poucos minutos por um dirigente sindical afecto ao PSD que os sindicatos poderão convocar uma manifestação para dia 7 ou 8 de Novembro, antecipando-se assim ao 15 de Novembro marcado pelos movimentos. Perguntei-lhe porque não se juntavam aos movimentos e a resposta foi: "Isso não nos interessa para nada". Posto isto, continua o meu ceptismo!

    Foi a primeiro coisa que fiz, após o entendimento. Entreguei o meu cartão.

    Abraço solidário,

    Safira

    quink644 says:

    Isto é uma merda...

    Anónimo says:

    Depois de nos venderem, vendeream-se eles... são os Judas da nossa profissão... viremos-lhes a cara e desprezemo-los... quando chegarem^às suas escolas, que ninguém os reensine a ser o que já não são: Professores; são políticos e caciques do PCP,PS, PSD
    Venha a Ordem, já!!!!

    Anónimo says:

    Há vida para além dos sindicatos.
    Não há dia 7 nem 8 no meu calendário.
    Dia 15 lá estarei acompanhada por todos os colegas que sentem, mais uma vez, traidos por estes senhores.
    Maria João

    mariazeca says:

    Bom trabalho! A Sinistra e o Governo agradecem se os ajudarem na sua tentativa de acabar com os sindicatos.
    E que tal se quem sugere aos outros que devolva o cartão se fosse explícito em relação às suas reais intenções? Como diria o outro, "o que tu queres sei eu"... :)

    Anónimo says:

    Nem mais! Eu há já 2 anos que deixei de pagar para o sindicato, SPGL, (até pertencia à sua direcção), porque vi que o rumo era outro que não a defesa da classe docente e da escola pública, mas sim a defesa dos interesses partidários. O Mário há muitos anos que não dá aulas, porque é do 1.º ciclo, tem de ter a redução total da componente lectiva, para fazer o trabalho sindical. O Jão (do PSD) da FNE, nao sei a sua situação. Mas o Óscar ainda deu umas aulitas nos últimos tempos, sofre entretanto de Alzaimer, deveria era ter coragem e abandonar o sindicato para poder gozar, com algumas condições, o resto da sua vida!!!

    Anónimo says:

    Façamos um e enterro aos sindicatos Fne e Fenprof no dia 25/11
    Mas façamos isso com crematório...

    Anónimo says:

    OS INTERESSES DOS SINDICATOS.....
    SERÃO OS DOS PROFESSORES?

    A FENPROF e a FNE tem as suas agendas políticas que estão subjugadas aos interesses e jogos partidários.Esta manifestação para os sindicatos deveria ser mais próximo das eleições para daí poderem tirar dividendos políticos.
    Pelas informações que vão chegando dá impressão que os sindicatos não fazem ideia do que se está a passar nas escolas, nem parecem muito preocupados em tomar conhecimento disso.Porque será?

    Uma coisa é certa, OS SINDICATOS NÃO ESTÃO A DEFENDER NEM A ESCOLA PÚBLICA, NEM OS ALUNOS, NEM OS PROFESSORES, NEM PORTUGAL...

    Por isso nada será como dantes, nem sequer os SINDICATOS!

    ana says:

    Finalmente o cair da máscara!
    Não se pode andar a enganar todos o tempo todo!
    Há muito que os sindicatos deixaram de lutar pelo interesse dos professores!

    Luís Costa says:

    Na minha opinião, é melhor que os sindicatos não vão! Porquê? Para ficar bem evidente que a revolta é intrínseca, sentida, que vem do âmago e não é "manipulada" por ninguém! É bom que a sociedade perceba que os professores não precisam dos partidos para se manifestarem, para irem a Lisboa reivindicar o que é seu. Iremos com muito mais dignidade. Se a quantidade fosse determinante, a esta hora já não teríamos nem ministra nem as injustiças da sua desgovernação.
    Será a marcha da indignação e da dignidade!

    Luís Costa

    Anónimo says:

    Ó Ramiro, uma ordem é que vai resolver os problemas???? O que tu queres sei eu... queres é um tacho á frente de uma ordem!
    Quanto à Manif, vão haver duas:uma a 8 outra a 15!Os professores vão-se dividir pelas 2 e estas não vão ter visibilidade nenhuma!
    Assim é fácil...os Movimentos escolhem a data e os sindicatos que paguem os autocarros!

    João Chagas says:

    Os Movimentos querem é ganhar visibilidade com isto tudo...não estão nada preocupados com os interesses dos professores!Mas que eu saiba são os sindicatos que se sentam à mesa da negociação.Por isso, acabem com eles...é o que a Ministra quer!Façam-lhe a vontade!

    Anónimo says:

    Finalmente os senhores sindicalistas mostram a verdadeira face (até nos comentários a este post). Não passam de uma corja de vigaristas, que não hesitaram em forjar os resultados de uma pseudo-votação nas escolas, quando já haviam decidido assinar o vergonhoso memorando de entendimento. No dia 15 terão a resposta que merecem.
    Abaixo os traidores!

    Hertz says:

    "doa a quem doer,faz o que tens a fazer"
    os sindicatos devem ser a voz que representam,se estes deixaram de ser os fiéis interpretes da classe,cabe directamente aos professores,a tarefa de tomar nas suas mãos as formas de luta que melhor defendam os seus interesses.

    ana gomes says:

    Esta divISÃO NÃO SERVE OS NOSSOS INTERESSES.

    QUEM DIVIDE REINA! ESTE GOVERNO E ESTA MINISTRA EM PARTICULAR VÃO TIRAR PARTIDO DESTA FALTA DE ENTENDIMENTO.

    APELO AO BOM SENSO NESTA FASE TÃO TURBULENTA NA VIDA DOS PROFESSORES.

    TEMOS DE FAZER ESSE EXERCÍCIO,
    SOB PENA DE SAIRMOS TODOS A PERDER

    Anónimo says:

    Ilustre e vitimados professoras,

    Os sindicatos precisam de vocês para a manifestação. Uma manif sem manifestantes é como um comício do PS sem participantes... é humilhante.

    Não desistam do movimento do dia 15/11. Ignorem as manifes de terceiros.

    Só assim a Fenprof e derivados irão perceber que não podem lutar contra aqueles que lhes dão voz e força.

    vitu says:

    é oficial...Mário Nogueira concorre a professor do ano...e pelo andar da carruagem vai ganhar...viva...viva

    Anónimo says:

    "PORQUÊ?

    Governo está irredutível em matéria de avaliação de desempenho dos professores, diz Fenprof

    A Fenprof demarcou-se do protesto agendado para 15 de Novembro, convocado por alguns movimentos de professores. Após uma reunião com a ministra da Educação, Mário Nogueira reiterou que o Governo se mostra irredutível no que respeita à avaliação de desempenho dos professores

    Mário Nogueira avisou que, sem resposta à questão dos horários, da avaliação de desempenho e gestão escolar, os professores vão voltar à rua, num protesto com data a anunciar na próxima quarta-feira e que se demarca da manifestação do dia 15 de Novembro.

    [...]
    Toda a notícia (e som) na TSF.

    www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/2008/10/porqu.html


    ... porque os sindicatos já não existem há muito tempo. Só existiam no imaginário "poético" de alguns.
    Mas, realmente, já o sabia. Infelizmente.

    Agora que, finalmente o Nogueira se revelou e que a lucidez regressou aos professores, o trabalho é menos penoso. Mais leve e alegre. Para 15 de Novembro, é fácil.
    Vamos ter os "nossos" (professores) cuidados (...)

    Ana

    ana gomes says:

    a UNIÃO FEZ A NOSSA FORÇA. sE A MANIFESTAÇÃO DO DIA 15 DE nOVEMBRO FOR UMA GRANDE MANIF eNTÃO TEREI MUITO QUE APRENDER ...

    ramiro says:

    Vais aprender, Ana! Vai ser grande!

    Anónimo says:

    Anónimo
    14 de Outubro de 2008 16:51

    Eu sei que vão lá estar as camionetas dos velhinhos do PCP, a malta de bigode da CGTP e mais uns tantos. Para encher o olho. Faz parte do "cenário". Pronto. Já sabemos que é no dia 8. Escusamos de estar amanhã a ouvir as lérias do Nogueira. Já agora pode adiantar algo mais: foi o Carvalho da Silva que escolheu o dia ou o camarada Jerónimo? Não me diga que o gabinete do PM, também está de acordo com o dia (!)...

    Mas os professores estão convicções. A escola, os alunos, por eles.

    fjsantos says:

    Ramiro,
    lamento esta campanha negativa contra a plataforma sindical. Em nada melhora a possibilidade de vitória contra este governo e mais não faz do que dar razão ao argumento da ministra de que os sindicatos não representam os professores.
    Se achas que a escola pública é melhor defendida sem sindicatos, se achas que a democracia ganha alguma coisa com sindicatos fragilizados ou sem voz, então continua.
    Por mim, além de não pensar dessa forma, estive envolvido o suficiente com quem dirige a apede para ainda confiar menos neles do que na capacidade de análise, na determinação para o combate e na estrutura organizativa do Mário Nogueira e do Dias da Silva. (apesar de não pagar quotas há muitos anos, sei que são quem pode representar os professores junto das instâncias de poder, ao contrário de uns coordenadores de departamento/avaliadores que nem na sua escola conseguem dizer não ao PCE, que faz deles gato-sapato. E tu sabes de quem eu falo!)

    fjsantos says:

    http://fjsantos.wordpress.com/2008/10/14/diplomacia-bom-senso-e-humildade-qb-e-o-mais-necessario/#comment-401

    Anónimo says:

    Desculpem-me lá... acho que se está a originar um mal-entendido que nos pode prejudicar.
    Achei tão estranha a leitura deste artigo, que fui à página da frenprof entender se o homem se tinha suícidado mesmo.
    Nestas horas de luta temos que ter a cabeça fria e procurar a razão das coisas para não nos perdermos.
    O que li foi que a data de 15 de Novembro é muito tarde para o que se está debater com ME. É verdade que há um discurso anti-sindicato no ar, na net, o sr. não mentiu.

    Aqui fica o último parágrafo da entrevista:
    "Destacando que "a FENPROF aposta na unidade", Mário Nogueira lembrou que "ontem (dia 13/10, segunda-feira) reunimos coma Plataforma Sindical dos Professores e amanhã (quarta-feira, dia 15) anunciaremos em conferência de imprensa o que entendemos que deve ser feito. Com uma certeza: é que os professores virão de novo para a rua, e numa data compatível com a negociação de concursos que está neste momento em cima da mesa. Dia 15 não será de certeza. É demasiado tarde!..."

    Eu cá alinho no dia 15 de Novembro e/ou mais cedo. O que importa é dar uma licção de civismo, união e luta democrática a este governo autista e mentiroso.

    Se não nos ouviram na 1ª vez (08 Março) pode ser que precisem de levar com mais 2 ou 4 idas a Lisboa.

    Anónimo says:

    Completamente de acordo com o colega jfsantos.

    António

    helena says:

    Ramiro
    Acho que devemos apelar à união e não há desunião.
    Ainda não ouvimos nada sobre a reunião da ministra com os sindicatos. Temos de esperar e ouvir o que tem a dizer.
    Dividir é a palavra de ordem. Eu não sei se estas associações não são um braço do ME. O Ramiro sabe?
    Os colegas sabem?
    Se calhar, o Ramiro e outros docentes, estão a apelar, sem saber, a uma "manobra " promovida por este governo...
    Eu ainda não esqueci que foram os sindicatos que conseguiram a "carreira única", foram os sindicatos que conseguiram um modelo de concurso que lesava muito menos docentes do que o modelo anterior. Reconheço que neste momento, é praticamente impossível, com a maioria absoluta do PS, conseguir algo, quer para os docentes, quer para todos os trabalhadores deste país.
    Reparem que quando tudo começou a subir, juros dos bancos, gasolinas, etc, este governo nada fez. No entanto, disponibiliza 20 mil milhões de euros para a banca.
    Este governo só faz o que quer e ignora a realidade, mente, trapaça os trabalhadores e nada conseguimos fazer.
    Apelo à calma, à reflexão sobre o que foi o sindicalismo docente ao longo dos anos. Eu devo muito aos sindicatos, assim como todos os docentes... São os sindicatos os únicos que foram democraticamente eleitos para nos representarem. Se não concordamos com as atitudes actuais, façam como eu faço, escrevo ao meu sindicato, ponho os problemas, peço atitudes. Nós também temos um papel no meio de tudo isto, um papel construtivo perante os sindicatos. Não podemos apelar à desunião. Temos de nos unir cada vez mais.
    Volto a questionar: todos estes movimentos que agora apareceram o que pretendem? Lutar pelos direitos dos docentes, ou ter visibilidade e provocar a desunião?
    Aguardemos pelo que os sindicatos nos tem a dizer...

    Maria A. says:

    A verificar-se a marcação de uma manifestãção alternativa, os sindicatos só sairão a perder (mais ainda do que aquando do "entendimento"). No entanto, já nada me surpreende. Recordam-se da "organização" da iniciativa do passado dia 5 de Outubro? Pelo menos eu só soube da mesma com menos de 24h de antecedência e foi-me divulgada por SMS enviado por colegas. Depois vi na página da Fenprof que era o encontro de sua iniciativa, não será isto andar a brincar às contestações? Já não há paciência nem temos idade para isto.

    Anónimo says:

    FRENPROF DIZ QUE EXISTEM PROBLEMAS NA AVALIAÇÃO, PROBLEMAS NOS CONCURSOS, PROBLEMAS NOS HORÁRIOS...

    Mas na realidade o que existe, não são pequenos problemas a ultrapassar! São problemas sem quaquer tipo de solução, becos sem saída...

    ISTO OBRIGA A SUSPENDER TUDO O QUE ESTÁ MAL, A PONDERAR OS ESTRAGOS QUE ENTRETANTO JÁ NÃO SÃO REPARÁVEIS, DE MODO A QUE NO FUTURO NÃO VOLTEM A OCORRER.

    Anónimo says:

    Eu sou sócia da FNE. Como é que a FNE está a reagir?

    Moriae says:

    A FNE está na plataforma e ao que se diz, vão na cantiga da fenprof ...

    Anónimo says:

    "Reconheço que neste momento, é praticamente impossível, com a maioria absoluta do PS, conseguir algo, quer para os docentes, quer para todos os trabalhadores deste país" - diz a colega Helena e com toda a razão. O cerne da questão está aí. Não há nada a fazer com este Governo. O Sousa Tavares Equador, já o disse no último número do "Expresso". Nada a fazer. Nem que façamos 20.000 manifestações. Eles não querem saber. Têm maioria absoluta. Muitos professores votaram neles. Agora, aguentem-nos. Eu estou livre desse arrependimento, porque nunca, jamé, em tempo algum votei ou votaria no Bloquinho Central.
    Parece-me que a grande maioria dos comentadores votou no PS. A única coisa a fazer é não votar no Bloquinho Central nas próximas e convencer todos os familiares e amigos ( e conhecidos e desconhecidos) a não o fazerem para lhes retirarem a maioria.Agora, se , mesmo assim, querem votar PS da próxima, porque em Portugal só há dois partidos, esperem pela pancada!!!!
    Eu gosto tanto deste Governo que nunca alinhei no e-escola, nem sabia que isso existia. Não comprei nenhum portátil. Não como em cantinas do ME, não quero nada oferecido por eles. Nadinha mesmo. Destesto o nome titular (nem sequer o uso no caso do professor titular de turma, preferindo usar professor da turma, só uso se for mesmo obrigado a assinar um papel onde isso já esteja escrito), coordenador, etc. Pronto, não quero nem , por nada, ser general. Chega-me bem ser tenente-coronel.

    João

    Anónimo says:

    Anónimo das 16.51
    Se for verdade que os sindicatos vão ter o desplante de marcar uma outra manifestação, ainda por cima para data tão próxima, decerto não deu conta que resumiu aquilo que toda a gente pensa: os sindicatos não unem, desunem.
    Dia 15, a Lisboa!

    Anónimo says:

    O QUE É QUE OS PROFESSORES TEM A PERDER?

    Nada porque já perderam tudo!
    perderam a dignidade, a liberdade, a alegria de ensinar.....tudo.

    POR ISSO OS SINDICATOS SE PODEM FAZER ALGO, QUE O FAÇAM. MAS FAÇAM-NO EM SINTONIA COM A VONTADE DA ESMAGADORA MAIORIA DOS PROFESSORES.

    NÃO DEIXEM QUE OS PROFESSORES GRITEM SEM QUE NINGUÉM OS OUÇA.

    ramiro says:

    Helena!
    Estes movimentos estiveram na origem das concentrações que prepararam o ambiente para a marcha de 8 de Março. São pessoas apartidárias, ao que sei. Não têm ambições políticas, ao que sei. Eu não faço parte de nenhuma associação ou sindicato, mas tenho de reconhecer que os dirigentes sindicais servem os seus partidos e os seus interesses. Não ouvem os professores. Para mim, acabaram! Já me tinha desvinculado do sindicato em 2005. Como é possível que os sindicatos não apelem à luta sabendo que os professores estão a sofrer imenso nas escolas com tudo o que se está a passar?

    Antes de mais, gostaria de comentar que, se existe ainda quem tinha dúvidas dos interesses dos sindicatos, penso que agora se dissiparam.
    Em segundo, mais do que zurzir nos sindicatos agora (em já entreguei o meu cartão há muuuuito tempo!) é importante a imagem de força dos Professores, pelo que, não acho que seja positivo, pelo menos publicamente, levantar agora um espaço de agressão e contra-agressão. A união constrói-se com TODOS, não apenas com os que defendem este ou aquele tópico!

    Cheguei agora, li a notícia.
    Penso que a Manifestação continuará.
    Julgo que seremos mais.
    É altura de termos novos sindicatos, ou um novo sindicato que nos defenda.
    estes acabaram.Já não nos defendem.

    Anónimo says:

    Estou bastante desiludido com os sindicatos, desde o famigerado memorando assinado com a sinistra.
    Contudo, reconheço o papel importantíssimo destas organizações. Sem elas não teria sido possível mobilizar e levar a lisboa cem mil professores.
    Nesta altura do campeonato, por muito legitimo que seja, convocar manifestações de professores, de forma atabalhoada é uma leviandade que contribuirá apenas para a divisão da classe docente.
    Os responsáveis que puseram em marcha este movimento, arriscam-se, no dia 15, a juntar apenas um punhado de professores, que descredibilizará a nossa luta.
    Com todos os defeitos que os sindicatos tenham, só eles dispõem dos meios logísticos que garantam uma manifestação ao nível da de março.
    Era bom que os prof`s cerrassem fileiras, junto daqueles que mais hipóteses têm de derrotar a besta negra da sinistra. A hora é de união, sem ela deitaremos tudo a perder.

    ps. Pergunto eu: - Quantos de nós, que não vivem na região de lisboa, estarão disposto a realizar centenas de km, para participar numa manifestação, convocada por sms, por telélé, ou por mail?!

    Com que então vai haver duas manifestações!? Óptimo. Estarei nas duas.

    Anónimo says:

    Nova marcha no dia 15 de Nov? Quem paga os autocarros?

    fjsantos says:

    Aos incautos, ou menos informados:
    Sabem que entre os corajosos professores que hoje entraram pelo governo civil, para informar da realização da manif. do 15/11, está quem na sua escola se senta no CP, é avaliador, e ainda não apresentou o seu pedido de demissão do cargo por discordar da avaliação? Quem não é capaz de se opor a um PCE que dirige a escola segundo os ditames da ministra?
    Acham que quem no seu quotidiano dá este exemplo, na escola onde leciona, pode encabeçar seriamente a luta que os professores têm que travar? Já imaginaram o que seria alguém tão timorato como este personagem, que não é capaz de dizer não ao seu PCE, vir um dia a "negociar" o ECD, a avaliação ou a gestão com esta equipa ministerial?

    Desde Fevereiro habituei-me a ouvir que: «não devemos dar passos maiores que a perna». Lamentavelmente, quem mais vezes proferiu essa frase em "assembleias gerais de professores" neste fim de semana esqueceu-se do seu próprio conselho. O resultado é esta guerrilha instalada entre professores, com o ministério a esfregar as mãos de contente e a comunicação social sedenta de sangue a aplaudir.

    Anónimo says:

    Os Sindicatos e o Ministério conseguiram o seu objectivo:

    DIVIDIR OS PROFESSORES!!!!

    Dou-lhes os meus PARABÉNS!!!!
    Estou decepcionada!

    Com o facto de marcarem duas manifestações em datas difereentes, conseguiram que UNS vão à primeira; OUTROS vão à segunda; MUITOS que estavam para ir não vão a NENHUMA!!!
    É o meu caso…

    PARABÉNS MLR e SÓCRATES, ganharam mais uma vez

    Anónimo says:

    Estou muito triste com o "meu" sindicato.Estarei em Lisboa no dia 15 de Novembro!

    Anónimo says:

    Não sou sindicalizado, aponto-lhe muita culpa na condução desta luta, mas é necessário alguma calma e muito bom senso.
    Quem ganha com esta guerrilha?
    Quem se prepara para dizer que só "alguns" professores contestam a politica de Sócrates/MLR?
    Caro Ramiro:
    Peço-te alguma reserva nos comentários anti-sindicais e um esforço para reconstruirmos a unidade necessária.
    Cabe aos Sindicatos, com toda a responsabilidade que se lhes exige, ouvir e perceber o sentir dos professores.
    Os professores, seja em que contexro for, saberão dar a resposta.
    Mas é a Sócrates/MLR, prioritariamente, que a terão de dar...

    Havia uma manifestação marcada para 15, só bastava aos sindicatos a humildade de anuir com esta manifestação, e não marcar outra. Quem dividiu para marcar a sua posição foram os sindicatos.
    E nós continuamos a ser "gado" para estas quezílias de mal entendidos que existe na ideia de alguns de perder o controle das massas. Nós é que damos colorido e enchemos as manifestações. Não são meia dúzia de sindicalistas que o fazem, sozinhos nada são.
    Se marcarem para outro dia, são os seus medos de perca de controle que estará em cima da mesa. Eles t~em muito a perder, e depois do entendimento, com esta atitude o cenário piorou.
    Parece que vão esgrimir quem mais professores podem levar, mas pelo que julgo a manifestação de 15 de Novembro não foi marcada contra os sindicatos , mas com a esperança que eles se juntassem e unissem as suas vozes às nossas.
    Pelos vistos preferem outra, a divisão.Só só temos que fazer uma opção.
    Se o sindicato está em vias de extinguirem-se então apoiem os professores e não os dividam.

    O sinistro veneno
    Kaos
    «Uma manifestação de professores está a ser marcada através de mensagens electrónicas e de telemóvel para dia 15 de Novembro, em Lisboa. Os sindicatos demarcam-se. “Estas acções desgarradas, sem promotores conhecidos, servem mais os interesses do Ministério”, disse ao CM Mário Nogueira, líder da Fenprof.»

    Parece que se acabaram as dúvidas de que lado da barricada se coloca o Mário Nogueira nesta luta. Se não é ao lado dos professores, o que o memorando já fazia crer, só pode ser do lado da Sinistra. Andar a dizer que quer combater as politicas do Ministério não é suficiente para fazer crer que está do lado certo. Para lá estar tem de aceitar a opinião e a decisão daqueles que diz representar. Será que questionou os seus associados sobre o assunto ou simplesmente lembrou-se de dizer isto e, fê-lo em nome próprio, da Fenprof ou da plataforma sindical?
    Na altura da assinatura do memorando afirmei que o Mário Nogueira ia morder a maça envenenada da Bruxa da Educação, agora parece-me que, Mário Nogueira é o próprio veneno na luta dos professores.

    http://www.wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2008/10/o-sinistro-

    Anónimo says:

    SINDICATOS OUÇAM O GRITO DOS PROFESSORES....

    NÃO FAÇAM ORELHAS MOUCAS!

    NÃO FAÇAM QUE NÃO SABEM!

    VOCÊS SABEM O QUE TEM DE SER FEITO

    É MAIS DO QUE EVIDENTE!

    Anónimo says:

    Caro Ramiro
    Apesar de eu mesmo ter escrito ao meu sindicato, não deixo de dar razão à Helena e ao último anónimo.
    Há que ter cuidado! Sem organização corremos para o fiasco. Quem em cada escola vai tratar de autocarros em meio à papelada? Vendo pela minha, há muito mais braços caídos do que arrumadores.
    Se a manifestação argumentada pela Fenprof for – efectivamente - para data anterior a 15 de Novembro, não vejo o que obste a unidade. Se, pelo contrário, for para data afirmativamente posterior (tipo balanço de 1º período), então perderam a sua oportunidade.
    De qualquer modo sem uma rede física, real, tenho algumas dúvidas.

    Carlos M. Rocha

    Anónimo says:

    Anónimo disse...
    14 de Outubro de 2008 19:06

    "Nova marcha no dia 15 de Nov? Quem paga os autocarros?"

    Os professores, como sempre o fizeram, através das quotas.
    Eu nunca utilizei um autocarro "sindical" e pago quotas há 30 anos.
    Imagine, quantos autocarros já paguei. Esse dinheiro também deu para grandes jantaradas e longos passeios dos dirigentes sindicais, salas de congressos, telemóveis, hoteis e outros mimos dos sindicalistas. Para nos defenderem bem. Aliás, como se verifica nestes 3 últimos anos!!!

    Estamos MESMO a verificar, como nos defenderam (e aos alunos) ...!

    Moriae says:

    Eles vão marcar para antes. Já ouvi falar (passarinhos que ouviram dizer) dias 6 ou 7.

    E se quiserem mais do mesmo, basta ir ao Educare.pt
    http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=58D67D4F5911FE40E0400A0AB8001DC1&channelid&opsel=1

    Anónimo says:

    "Quem em cada escola vai tratar de autocarros em meio à papelada?"

    No meu concelho, já está tudo tratado. Nos concelhos vizinhos, amanhã faço uns telefonemas mas creio que até já as empresas de camionagem estão informadas. Algarve.

    Moriae says:

    Ou se não foram os passarinhos, foi num sonho ...

    Já agora, no dia 8 de Março andavam a vender-se rifas (cada um dava o que pudesse) o dinheiro reverteria para as camionetas i.e. para o SPRC.

    Anónimo says:

    Os sindicatos pura e simplesmente não existem para defender os professores, existem apenas para defenderem os seus inconfessáveis interesses.
    FAÇO UM APELO ENTREGUEM OS VOSSOS CARTÕES.
    Como pudemos verificar NÃO SERVEM ABSOLUTAMENTE PARA NADA.

    Anónimo says:

    Colegas,
    Sabendo todos que estavam previstas negociações com o Min. para os dias 13/14 o que fez com que os prof. da apede e mup avançassem com uma data, tendo já sido declarado pelóM.Nogueira a hipótese de uma manifestação em Novembro? Quer se queira quer não, a legislação obriga a que as negociações entre "patrão" e trabalhadores sejam feitas com os sindicatos. Senhores da apede/mup/pro...transformem-se rm sindicatos.Anti-indicatos foi-o a nossa ministra nestes 2 últimos anos.Os senhores estão a fazer exactamente o mesmo que ela.Abaixo os sindicatos. Viva a divisão dos professores. O que mais contribuiu para isso foi a marcação de uma data.Não sei as razões que levam fjsantos a dizer o que diz destes professores, mas neste momento pergunto-me o que os faz correr? Não serão mesmo socráticos disfarçados? Aqui têm o que é a divisão dos professores. Acabei mesmo agora de ouvir o M.N. na televsão.Mais uma vez questiono: o que fez os tais professores avançar co a data de 15/11.Será que estes professores estiveram na de 8 de Março? Tenho muitas dúvidas. Eu estive em 2 no POrto,1 em Aveiro e na dos 100000.até já veem os apelos à ordem. sóc faltava mais essa.

    Reunião entre a FENPROF e o Ministério da Educação

    Abre portas para eventual resolução de problemas imediatos, inconsequente quanto aos problemas de fundo e exigente para os Professores, que deverão manter-se vigilantes e mobilizados

    Da reunião que hoje se realizou entre a FENPROF e o Ministério da Educação, com a presença da Ministra e dos Secretários de Estado, resulta a abertura de espaços para a resolução de problemas imediatos e particulares, embora sem consequências na resolução do problema de fundo, de que decorrem as situações que tanta perturbação nas escolas e descontentamento nos professores têm provocado neste início de ano lectivo.

    Ou seja,

    - Não há abertura do ME para alterar, simplificar ou suspender o modelo de avaliação em vigor, embora reconheça que há aspectos de deficiente aplicação e outros que decorrem do próprio modelo que estão a agravá-lo ainda mais e a aprofundar a contestação (como exemplo, a FENPROF entregou fichas de avaliação aprovadas em escolas, que foram reconhecidas como ilegais);

    - Não há abertura para alterar os critérios gerais, constantes no ECD, de elaboração dos horários de trabalho, mas serão corrigidas as ilegalidades que existem e que resultam de orientações emanadas pela DGRHE, bem como da iniciativa das escolas (como exemplo, a FENPROF entregou horários elaborados em escolas, que foram reconhecidos como ilegais). Todas as situações de horários que contenham ilegalidades ou irregularidades deverão ser comunicadas pela FENPROF ao Ministério da Educação;

    - Não há abertura para alterar o regime de gestão escolar imposto pelo Governo, mas ficou agendada reunião para abordar eventuais ilegalidades constantes no mesmo e que a FENPROF sustentou com a entrega de parecer elaborado por um Juiz Conselheiro Jubilado do Tribunal Constitucional…

    - Já em relação às propostas ministeriais, relacionadas com a revisão da legislação de concursos para colocação de professores, e sobre as quais foram tecidas grandes críticas e manifestado profundo desacordo pela FENPROF, por provocarem ainda maior instabilidade no corpo docente, a Ministra da Educação remeteu para as reuniões institucionais em curso, não se pronunciando sobre a matéria.

    Em suma, o resultado desta reunião não retira a necessidade de os professores e educadores continuarem a lutar contra a política educativa em curso e as medidas que a concretizam, razão por que, amanhã, dia 15 de Outubro, pelas 17.00 horas, na Conferência de Imprensa que será promovida pela Plataforma Sindical dos Professores e que, naturalmente, contará com a presença da FENPROF, não deixarão de ser anunciadas as acções de luta que se considerarem adequadas ainda para este primeiro período lectivo.

    Há aspectos que resultam desta reunião que, sendo importantes para os professores e educadores, não deixarão de ser considerados, exigindo destes, e das suas organizações sindicais, uma vigilância apertada e o desenvolvimento de uma acção reivindicativa adequada.

    Entretanto, ficaram previstas diversas reuniões, com os secretários de estado, sobre as seguintes matérias: gestão; prova de ingresso na profissão e sua eventual suspensão; docentes especializados de Educação Especial excluídos de concurso; ponto de situação político do processo de aplicação da avaliação de desempenho; negociação de medidas específicas que, no final da carreira, compensem o reconhecido e acentuado desgaste físico e psicológico que o exercício profissional provoca nos docentes; aplicação aos docentes de Dança e Música dos Conservatórios das regras aplicadas aos professores de técnicas especiais para ingresso nos quadros.

    Uma vez mais se confirma a importância dos Sindicatos e da FENPROF no contributo que podem e deverão dar para a resolução dos problemas dos professores. Com propostas concretas, com exigências, com protestos e com muita luta é possível encontrar respostas para os problemas particulares que afectam os docentes e criar condições para desenvolver os combates indispensáveis com vista à alteração de alguns dos aspectos mais gravosos que resultam das políticas do Governo, atentatórias dos direitos dos Professores e dos interesses da Escola Pública.

    Por essa razão, é cada vez mais necessário que os Professores e Educadores se unam em torno dos seus Sindicatos, pois neles reside a esperança de, em Unidade, organizadamente e de forma consequente, levarem por diante uma forte acção reivindicativa que seja eficaz e pela qual se obtenham resultados.

    O Secretariado Nacional
    http://raivaescondida.wordpress.com/2008/10/14/reuniao-fenprof-com-o-me/

    Ricardo Silva says:

    PARA A HELENA:
    Não Helena, nós (APEDE) não somos braços do ME para enfraquecer os sindicatos, nós não excluímos nunca a participação dos sindicatos na manifestação de dia 15, nós estivemos com outros milhares de colegas no dia 8 de Março na rua, nós lançámos uma Associação de Professores nas reuniões públicas nas Caldas da Rainha, quando os sindicatos se entretinham apenas a discutir grelhas alternativas de avaliação, nós temos e tivemos sempre a coragem de dar a cara e abrir o diálogo com outros movimentos, nós sabemos que os sindicatos têm o seu papel e que a lei lhes dá direitos de representação e negociação que nós não temos, nós lutamos todos os dias nas nossas escolas pela melhoria da educação, nós recusamos esta política educativa porque sentimos os seus malefícios todos os dias no terreno, nós não queremos dividir nada nem ninguém, mas temos cabeça para pensar, boca para falar, pernas para andar e recusamo-nos simplesmente a baixar a cabeça, e sermos comandados de fora sem sequer nos ouvirem. Lutamos e lutaremos sempre pela nossa dignidade pessoal e profissional. E para terminar, Helena, eu estou com e na APEDE desde a primeira hora, sou um simples professor como 22 anos de carreira docente, que não é, NEM NUNCA FOI, filiado em nenhum sindicato ou partido político e que este ano lectivo dá aulas de História em Sintra (onde sou efectivo há 20 anos) a SETE TURMAS do 3º ciclo, sendo ainda director de turma, leccionando tb Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cíviva, com mais 45 m na componente não lectiva para substituições e ainda vou lançar o Clube de Rádio na Escola, para além de participar noutras actividades... como o programa Eco-Escolas. Depois de tudo isto, sou pai, tenho dois filhos, vida pessoal e ainda tento libertar algum tempo para me envolver numa luta que me parece justa e na qual estou de corpo e alma. Devo ainda dizer-te que o ano passado na escola, em conjunto com alguns colegas, lutámos e conseguimos travar o modelo de avaliação face a um CP altamente adesivo e para isso, as reuniões da APEDE foram fundamentais, dando-nos ânimo e coragem para a luta!!! Se isto te parece ser um professor que é um braço do ME então eu respondo-te... devia ser um braço MUITO RESPEITADO, MUITO CONSIDERADO e acima de tudo não ser chamado de PROFESSORZECO!!! A ti Helena só exijo uma coisa: RESPEITO!!! E é com todo o respeito que te peço: acredita que ainda há muitos colegas teus apenas interessados em mobilizar outros para uma luta comum em defesa da escola pública, de um ensino de qualidade e do futuro dos nossos alunos e do país.

    PARA O FJSANTOS:
    Ligaste-me há minutos, sabes o que penso. Só te peço que não insistas em tentar denegrir a imagem de uma Associação de Professores que ajudaste a criar e onde estão tantos colegas teus cujo trabalho conheces assim como o seu empenho. Eu sou apenas um simples e humilde exemplo. Penso que merecemos respeito! Ao menos isso! É que as tuas palavras soam mal e são profundamente injustas. Basta leres os comunicados oficiais da APEDE para saberes que NUNCA tomámos uma posição que fosse contra os sindicatos. E tantas razões tinhamos para isso... como bem sabes!
    Abraço

    Anónimo says:

    Colegas,
    E se moerassem um pouco as palavras que dizem. Não se esqueçam que são educadores e professores.Que é isso de chamarem filhos de... a outros colegas que podem estar ou não nos sindicatos. Sãovossos colegas. Estamos em demoracia ou quê?Que justificação Há para se chamar bruxa à ministra? Quer queiram quer não, está lá por vontade popular. Também não simpatizo com ela,nem votei no seu partido, mas a maioria do povo,bem ou mal,fê-lo.Que linda imagem dámos aos nossos alunos.

    Essa dos apelos à ORDEM (para uns tachinhos, não?) também me deixa muitas dúvidas.
    Ordem, nunca! é o meu lema...
    Para regular já chega o ME. Agora, ainda a Ordem...

    Moriae says:

    Já ouço falar de uma manifestação e até da data 15 de Novembro há muito tempo e mais, dá ideia que só qdo se aperceberam destas ideias bem enraizadas é que os sindicatos vieram com esta coisa toda. Francamente ... onde andaram estes meses? Que vergonha!!!!!

    Anónimo says:

    Repito-me, mas gostava de saber onde estava tanta desta gente, que aqui anda a "bater" nos sindicatos, em 2005 e 2006 e 2007... Muitos não fizeram rigorosamente nada para contrariar as propostas desastrosas do ECD/ME, sim, era aí que deviam ter começado, mas agora julgam-se no direito de dizer as maiores barbaridades, relativamente ao sindicalismo. Lamento que os professores não consigam ser diferentes da "opinião pública"!
    rita

    A fenprof sabia da Manifestação no dia 15, no entanto só deu a entender que prepararia uma manifestação depois do resultado da reunião de hoje.
    Hoje afirma que a Manifestação de 15 de Novembro é tardia e com fins anti sindicais!
    A plataforma tem agendas ocultas para a educação e para os professores! Ninguém sabe dessas agendas. Neste momento falam em dividir, ver, contabilizar as espingardas entre os pró sindicais e os anti sindicais. Uma dualidade provocada aos professores que só queriam manifestar o seu descontentamento. Este descontentamento já foi aproveitado para o entendimento, agora querem mostar força, poder… será isto?
    E nós professores onde nos inserímos? Somos peças de canhão a abater nest jogo provocado pela plataforma?

    Anónimo says:

    Deitem fora o cartão do siundicato. Vão poupar para UMA ESCOLA UM AUTOCARRO.
    R.

    Moriae says:

    Rita,

    por acaso, alguns de nós até fomos activistas ... sempre pelos professores. Durante o ano em que fui delegada sindical, fui a todas menos aquelas que o CE da minha escola não deixou por marcar vigilâncias para exames (fartinhos de saber que era DS e que importava estar presente em todas as manifestações). Tentei muita coisa e cheguei à conclusão de que não conseguia mudar nenhum dos aspectos que pensei passíveis de ser melhorados. Ainda me mantive ... o acordo foi uma bomba e vocês sabem disso.

    Moriae says:

    desculpem lá os erros de concordância ou outros mas penso que estar a corrigir cada um é ocupar espaço nos comentários.

    Anónimo says:

    Concordo com tudo o que disseram acerca dos Sindicatos. Tudo...
    Bastava só Mário Nogueira ter dito 15 de Novembro e não outra data qualquer para agora estarmos com os ânimos mais elevados. Isso revelaria, mais do que saber o que se está a passar à margem dos Sindicatos na Blogoesfera, comprender as razões para tal.

    Porém, há comentários que me deixam a pensar, que levantam hipóteses de "sabotagem". Essa dos Mov. Independentes estarem a criar "qualquer coisa" a favor do ME, nomeadamente, toda esta cisão, é uma hipótese que está agora em mim. Com este Governo e com as encenações a que já assistimos não me admiraria.

    De facto, quem sai a ganhar com estas duas datas é o Governo, o ME e toda essa corja. Imaginem só a sua felicidade se os Sindicatos deixassem de ter grande parte dos seus sócios, se... e se... Era ouvi-los dizer mais uma vez que não são a voz dos Professores! E a Manif de 15 de Nov. confirmará isso se se vier a concretizar!

    Po estas razões tenho que dar razão a quem diz que o Trio Maravilha deve estar a esfregar as mãos de contente!

    APELO À CALMA E À DEFESA DOS NOSSOS INTERESSES! Se os Sindicatos não souberam ser humildes ao propor outra data, SEJAMOS NÓS!
    Semana a menos, semana a mais fará assim tanta diferença?
    Pensem! Reflictam!
    Afinal o que queremos é UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO, maior que 8 de Março!

    QUE O PAÍS SAIBA QUE O QUE NOS FAZ MAL, FAZ MAL TAMBÉM AOS SEUS FILHOS, NETOS... QUE É O FUTURO QUE ESTAMOS A HIPOTECAR!

    Depois da Manif. aí sim! Segundo o rumo dos acontecimentos: Sócio ou não sócio?!

    DIVISÕES AGORA NÃO!
    SÓ DÃO FORÇA AO INIMIGO!

    Anónimo says:

    MUITO INTERESSANTE verificar a DIFERENÇA de posições entre os PROFESSORES e a FENPROF, a partir desta notícia:
    www.sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=112975

    13 OUT 08

    1ª Parte:
    Professores preparam manifestação a 15 de Novembro

    A Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino (APEDE) e o Movimento Mobilização e Unidade de Professores estão a preparar uma manifestação em Lisboa, no próximo dia 15 de Novembro

    À medida que o novo ano lectivo avança, vão-se somando as expressões de descontentamento entre a classe docente. E, se na blogoesfera já tinha começado a discussão sobre as formas de luta, este fim-de-semana dois movimentos cívicos de professores decidiram avançar com uma manifestação contra a política do Governo.

    A Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino (APEDE) e o Movimento Mobilização e Unidade de Professores agendaram para o próximo dia 15 de Novembro, em Lisboa, uma nova marcha de professores – que vai começar às 14h00 no Marquês de Pombal e terminar em frente à Assembleia da República.

    O processo de avaliação do desempenho, o estatuto da carreira docente – com a criação da figura do professor titular – e o novo modelo de gestão escolar são, ao que o SOL apurou, alguns dos aspectos da política de Maria de Lurdes Rodrigues contestados pelos professores.

    2ª Parte:
    Fenprof reúne com ministra

    À margem desta manifestação – que está a ser organizada por movimentos cívicos de docentes – a Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai reunir, esta terça-feira, com Maria de Lurdes Rodrigues.

    Os horários de trabalho, os concursos para a colocação de professores (que terão lugar em Janeiro) e o «desgaste físico e psicológico» da classe docente são alguns dos pontos que vão estar na agenda deste encontro.

    «De todo o país têm chegado notícias que dão conta do ambiente que se vive nas escolas: muita perturbação, uma certa desorientação, profundo descontentamento, alguma desmotivação e um enorme cansaço acumulado em apenas três semanas de aulas», comenta a direcção da Fenprof, num comunicado enviado às redacções.

    Perante este cenário, o sindicato pretende que «a Ministra da Educação assuma as suas responsabilidades políticas perante esta situação, que prejudica o normal funcionamento das escolas».

    Os sindicalistas exigem ainda que a responsável pela Educação «tome as medidas indispensáveis ao regresso da serenidade e da tranquilidade às escolas».

    Ana

    Anónimo says:

    Colegas ACORDEM e procurem saber como surge a "espontaneidade" de alguns movimentos!
    Acusam os sindicatos de "partidarização" e os movimentos?

    Anónimo says:

    Olhem a emanação (ahahahah).
    Ó, Ilídio Trindade ...!!!

    Agora, és uma emanação.
    Tu que tens-te esfalfado para que o pessoal se safe, agora és uma "emanação". E eu também devo ser uma "emanação".

    Aqui, podem reparar na(s) emanações,

    www.mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/

    Nota: Isto hoje está pró-fraquito~(...)

    Ana

    Anónimo says:

    Independentemente de estarmos ou não de acordo com as "decisões" ou tomadas de posição momentâneas dos dirigentes sindicais, defender o fim dos sindicatos (com apelos à desvinculação e fim do pagamento de quotas) é um erro que pagaremos caro no futuro próximo...
    Sem Sindicatos não conseguiremos nunca defender os direitos dos trabalhadores/funcionários. Se os dirigentes não servem, então troquem-se. Sindicalizem-se e votem outros nomes para dirigentes.
    Creio que, neste momento, é muito mais acertado defender uma manifestação antes de dia 15, com a mobilização e orientação sindical, do que obrigar os sindicatos a participar numa manifestação claramente organizada (ainda que com boas intenções) numa perspectiva anti-sindical.

    Pedro l.rego says:

    Santa ingenuidade a dos sindicatos! A indignação é tanta, que os professores vão mesmo a Lisboa, faça chuva ou faça Sol.

    ramiro says:

    Por mim, enchi o saco de sindicatos. Há dois anos que não lhes dou um euro e nunca mais lhes darei um cêntimo. Não vou perder mais tempo com eles. Há outros assuntos importantes a tratar. Se os sindicatos convocarem uma marcha para antes de 15/11, lá estarei; como estarei também na marcha do dia 15/11. Vou a todas!

    Anónimo says:

    "Anónimo disse...
    Colegas ACORDEM e procurem saber como surge a "espontaneidade" de alguns movimentos!
    Acusam os sindicatos de "partidarização" e os movimentos?

    14 de Outubro de 2008 20:10"

    Olá. Isto hoje está concorrido.
    Neste momento, não sei se é pessoal do gabinete do PM, do ME, ou dos sindricatos. São muitos, hoje.
    Juntaram-se todas as comadres.
    E já sabemos como vão atacar. Como o trio maravilha e o socretino primeiro.

    Pois. Mas quem marcou a Manifestação ... foram os Professores.

    Sorry.

    Por acaso, sei de onde partiu a data. Não sabe!?
    Não recebeu mails, como todos nós?

    Anónimo says:

    Acredito que o movimento responsável pela manifestação de 15/11, seja genuíno e preocupado coma actual situação da educação. Mas, será que os resultados que pretendem alcançar não serão contrários ao pretendido?

    O sentimento de traição por parte dos sindicatos, do qual também me lastimo, justifica a divisão da classe docente?
    Não poderíamos ser mais razoáveis? Manter a união e mais tarde, fora deste desafogo, ajustar contas com sindicatos. Mandá-los às malvas pelas safadezas perpetuadas?

    Neste momento critico para futuro da classe precisamos de união. Todos a remar no mesmo sentido. Que sejam os sindicatos, pois são aqueles que de momento nos oferecem mais garantias de sucesso.

    Anónimo says:

    Com licença! Ainda não perceberam que a manifestação traz mais protagonismo para o governo? Vão a Lisboa, vão sim senhor que eu cá fico-me a rir e a assistir pela televisão...E vão de luto...vão, sim senhor que a gente agradece o espectáculo do vosso funeral, cambada de preguiçosos!

    Anónimo says:

    Não é só da manif que os sindicatos se desvinculam!!! E o novo Regime de Autonomia e Gestão das Escolas? Em Julho era anti-democrático... Agora, nem palavra...!!! Será que é porque estão a manipular para pôr como Director os comparças?! E a Gestão democrática das Escolas onde è que fica???

    karadas says:

    A tríade ministerial, refastelada no sofá, estará com certeza deliciada e maravilhada, assistindo a esta luta fracticida entre professores e sindicatos. Não me parece que esta guerra traga algum benefício para qualquer dos contendores. Bem antes pelo contrário. Uma coisa eu sei: enquanto as comadres se degladiam, o Ministério da Educação continuará a somar pontos junto da opinião pública. Precisamente aquilo que realmente vai interessando no presente momento.

    setora says:

    António, Ramiro, conhecem o fjsantos de algum lado?
    Eu, infelizmente, conheço.
    Quem não o conhecer que o compre.

    Anónimo says:

    Espero bem que estes salvadores da pátria que agora estão a surgir , não metam o rabinho entre as pernas quando surgirem as primeiras dificuldades!!AI é que eu quero ver se eles tambem não vão abandonar os professores e deixá-los entregues á sua sorte....azar!!!!

    óscar alho says:

    Onde estavam todos os que, agora, se insurgem contra os sindicatos, quando estes convocaram greves contra o ECD?

    Estavam na escola, a dar as suas aulas e a dizer "eu não posso fazer greve, a vida está cara", etc. etc.

    Quem lucra com uma manif convocada não se sabe por quem nem com que objectivos? Para quê fazer birrinha com os sindicatos e dizer "assim já não brinco!", porque estes não acudiram prontamente a apoiar a manif?

    Conclusão, alguém se lembrou de lançar uma data e os outros vão todos atrás. Isso faz sentido?

    Será este momento oportuno?

    Que resultados podem advir do 14 de Novembro?
    1- O ano ainda mal começou e há mais malfeitorias para vir;
    2-Não queremos este modelo mas não temos outro, ALTERNATIVO, a propor;
    3-Não temos nada de novo para mostrar, que não tenhamos já mostrado em Março; apenas descontentamento.
    4-Não temos ninguém para negociar com o Ministério;
    5-Não seremos 100.000 pois muita gente já lucrou com este modelo e não quer abdicar dos tachos.
    6 - Não houve nem há tempo para nos organizarmos devidamente!

    Esta manif está condenada ao fracasso! Acabem com as birras! Não ajam de cabeça quente!

    CALMA!!!!!!!!!!!

    setora says:

    Já no ano letivo passado foram os movimentos de professores que fizeram os sindicatos "mover-se". Moveram-se pouco e entregaram de mão beijada os professores. O estatuto, a divisão na carreira, os estreitamentos de quadros, a avaliação por quotas para travar a progressão, a gestão, tudo isto estava em marcha e os sindicatos quedos. A quietude continuava agora que os professores estão indignados sobretudo por nem terem tempo e energia para serem professores.
    Aparece a convocatória de uma manifestação. Mas aparece mais - professores que unanimemente abandonam reuniões, rejeitam cargos de coordenação/avaliação, recusando-se a continuar a pactuar com o que pretende impedi-los de serem professores. É a todos estes que estão a agir que temos de mostrar apoio. A manifestação não apareceu convocada contra ninguém. Apareceu na defesa dos professores.

    Anónimo says:

    Já andam por aí bocas da reacção a chamar preguiçosos aos profesores. O melhor é ignorá-los, porque eles nem sabem o que dizem... porque não sabem pensar...

    Vamos todos a Lisboa dia 15/11 ao Marquês! Força Colegas!!

    Prof. Sintra

    Há muito tempo que saí da FENPROF e de qualquer outro sindicato.

    Avançamos. Eu arranjo camioneta para a minha escola. E "arrasto" os colegas se for necessário.

    Todos para Lisboa dia 15.

    Contra tudo e contra todos!!!

    Abraço
    Tiago

    setora says:

    Não temos de propor nenhuma avaliação alternativa. Esta está à vista que é contra os professores e os alunos. Nós rejeitamo-la. Cada um de nós tenta por certo fazer o melhor que pode e sabe.
    Nem entendo por que se quer exigir a perfeição aos professores. Já também se percebeu que esta avaliação nada tem a ver com qualidade do ensino, das aprendizagens, das escolas. Tem a ver apenas com poupança feita à custa da degradação.
    E a situação mudou em relação a março. Agora quase todos sentem na pele a insanidade de todas essas grelhas, formação aviárica de avaliadores e avaliados,concursos obscenos na calha...

    setora says:

    Medina Carreira agora:
    "Nas escolas não se ensina nada. Estes jovens vão para as empresas sem saber nada".
    Ó Medina Carreira,quais empresas?

    helena says:

    Sou docente há 26 anos e sindicalizada há 20. Assisti a muito trabalho, muito esforço e muita luta entre os sindicatos e o ME.
    Agora que é necessária a união mais do que nunca, dói-me ver os docentes tão desunidos.
    As Associações, os docentes, no meu entender, deveriam ter trabalhado junto dos sindicatos, mostrando-lhe o que se passava nas escolas no dia a dia, confrontando-os com a necessidade de uma mudança de rumo.
    O "entendimento" permitiu que a avaliação de desempenho (AD)seguisse um rumo bem diferente do que estava previsto. O "entendimento", permitiu a formação de uma comissão paritária sobre a AD, onde são analisadas as incorrecções e as ilegalidades...
    Pergunto: quantos de nós denunciamos essas ilegalidades e as incorrecções? Quantos de nós tivemos a coragem de dizer que não ao CE, quando nos impunham prazos impossíveis de cumprir? Quantos de nós no Conselho pedagógico tomou a posição de não aprovar os indicadores de medida?
    Não se esqueçam que os sindicatos só podem ter força se os professores tiverem essa força. Por vezes achamos que os sindicatos tem um poder enorme, mas se cada um de nós não denunciarmos, não pressionarmos, não nos unirmos, podemos ter a certeza que a classe docente nunca mais será uma classe reconhecida com valor. Não podemos perder os valores da unidade, da solidariedade, da confiança entre nós.
    Se no meu comentário anterior fui injusta com algumas associações, acreditem que não foi desrespeito, foram dúvidas sinceras que me assaltaram.
    Peço a essas associações que repensem nos valores primeiros da nossa classe... O que importa é mostrar a nossa força seja numa ou em outra data. Temos de nos unir, temos de ser fortes. Se os sindicatos acharem que a data mais favorável é outra que não o dia 15, então vamos todos estar com eles. Se a data for indiferente, mas o que importa é mostrar a nossa força, então peço aos sindicatos que marquem também o dia 15. Não podemos deixar o ME e o governo matar a nossa classe... Não podemos matar a nossa classe através da desunião.
    Importa lutar, importa a unidade, importa os nossos alunos e o nosso modelo de escola onde queremos rigor, serenidade e recursos...
    Fiquem bem... Sejamos unidos, deixemos-nos de ataques. Como alguém disse: Façamos as contas depois com os sindicatos....

    Anónimo says:

    "Onde estavam todos os que, agora, se insurgem contra os sindicatos, quando estes convocaram greves contra o ECD?"
    Tens razão Óscar. Eu fiz greve de dois dias a seguir à manif de 5 de Outubro. No ano passado fiz outra greve. E onde andou a maioria? A dar aulas, claro... Desculpas: "a vida está cara", "não adianta nada fazer greve", "eles têm maioria", etc, etc. Agora já resolvem tudo com uma manifestação.

    João

    Anónimo says:

    A 10 de Março de 2008 deixei de ser sindicalizado. Devido ao comportamento da FNE deixei de dar a quem tem muito mais do que eu. O comportamento da FENPROF não me surpreende. Os colegas andam muito distraídos. O Memorando do Entendimento foi a maior sabujice e traição alguma vez cometida contra a classe docente depois daquela manifestação... Façam uma pequena pesquisa e vejam quantoss e quantos prof.s titulares estão nos sindicatos sem darem aulas. São anos e anos sem saberem o que é a escola. Querem lá eles saber dos que são realmente professores. Já nem conhecem a escola. E agora? Estamos como estávamos. Paciência!!! Melhores dias virão, isto é, se chegar amanhecer. Esta escuridão que se adensa parece jamais ter fim à vista.
    "Colegas" como estes dos sindicatos? Não Obrigado!!!

    José Santiago

    ramiro says:

    Eu vou às duas marchas. Espero bem que o Mário Nogueira cumpra a palavra e convoque mesmo uma manifestação em Novembro. Vou às duas e vou apelar aos professores que estejam presentes nas duas. Para mim, as ilusões acabaram mas a luta continua. Como pode a luta parar se há professores a adoecer com excesso de trabalho burocrático nas escolas? Há quem esteja a trabalhar mais de 50 horas semanais de volta da merda das fichas!

    Anónimo says:

    Não se preocupem!...
    Os professores vão mesmo sozinhos!
    Não foram traídos no dia 8 de Março?
    Jurei que com estes sindicatos não iria mais.Claro que já me dessindicalizei e o dinheiro aplico-o em actividades de relaxamento para não enlouquecer e manter alguma saúde mental para aguentar tanta mediocridade.

    Anónimo says:

    Parece-me que afinal tanta euforia a volta da manifestação vai ficar em aguas de bacalhau!!
    gostava de saber o que vão fazer agora os movimentos perante a decepção de tambem contribuirem para a divisão das pessoas .Não seria mais proveitoso se todos estivessem unidos? eU ACHO QUE SE OS PROFS QUEREM VENCER , neste momento só lhes resta unirem-se nem que seja com o inimigo. Os sindicatos apesar de nem sempre cumprirem , são as forças do momento.Não acredito que seja possivel estes movimentos adquirirem algum tipo de respeito por parte do governo para conseguirem negociar com ele. Por isso acho que o melhor para todos nós ,se queremos alcançar os nossos objectivos ,é reunir 140.000 a volta do mesmo interesse. E olhem que o governo não devia de gostar nada de perder tantos votos!!!Pensem nisso e unam-se porque radicalismo estéril nunca ajuda a nada.

    Anónimo says:

    "cambada de preguiçosos"
    Pode-nos, por gentileza, informar de que maneira podemos confirmar que o preguiçoso não é o senhor(a)?

    Anónimo says:

    Esse cobarde anónimo que se julga muito trabalhador deve estar á espera dos nosss impostos para frequentar algum cef pois está concluido que lhe falta muita coisa para se alguém...! PREGIÇOSO DEVE SER ELE(A) CASO CONTRARIO NÃO ESTAVA A ESTA HORA A METER-SE ONDE NÃO E CHAMADO.PARABENS PELA POSTURA!!!!!

    touaki says:

    Sugiro também a leitura deste:
    http://reinodamacacada.blogspot.com/2008/10/recordando-o-ps-entendimento.html#links

    Anónimo says:

    Se me é permitido, direi:
    1. Estou cansada de uma Escola onde não me reconheço
    2. Estou desiludida com a apatia de muitos colegas que há 3 anos atrás não se aperceberam do que se estava a preparar
    3. Estou zangada com os sindicatos desde que me enganaram
    4. Apoiei (apoio) Movimentos de professores que desde o início manifestaram o seu desacordo quanto ao rumo do Ensino
    5. Afirmo perante quem quiser que o 8 de Março começou de forma espontânea. Ainda recordo as 1as vaias à porta da sede do PS, convocadas por sms e os 1ºs mails que troquei com colegas um pouco mais informados do que outros. Recordo bem alguns que nem 1 justificação bem fundamentada sobre as razões do seu mal estar souberam dar aos jornalistas sempre que estes os interpelavam
    6. Utilizámos e vamos continuar a utilizar sindicatos pois serão sempre uma garantia reivindicativa, embora com tendência a extinguir (-se). Acabar com os que existem NESTE MOMENTO é dar ainda mais força a quem por nós nutre um enorme ódio. Se os que existem se juntaram à enorme massa de docentes do dia 8ou se foi o contrário,é discutir "o ovo ou a galinha?" !
    7. A minha Escola (agrupamento) agendou o dia 15 de Novembro para mais uma "excursão" à capital para manifestarmos a nossa saturação. O nº de inscritos permite fazer o aluguer do autocarro... podíamos ir de carro, é certo, mas todos temos casa, gasolina e portagens a pagar e depois de muitos passos pelas avenidas sabe-nos bem sermos conduzidos.
    8. Porquê essa data e não outra? Porque foi a data acertada pelos Movimentos a cujo nascimento assisti e cujo percurso tenho seguido.
    9. Querem mudar a data? É só alterá-la no cartaz das inscrições...mas, POR FAVOR, mantenhamo-nos unidos. Professores educadores, por experiência, sabem como resolver conflitos.Além disso,com esta idade, nesta profissão e neste país já todos "engolimos sapos" !
    10. Se há "jogo sujo" por parte dos Movimentos ou dos sindicatos, o dia há-de chegar para se ajustarem as contas, mas NÃO AGORA!Estão mais perto dos N dirigentes de sindicatos do que nós, no interior do país. PONHAM-SE DE ACORDO!
    11. Continuo a acreditar numa Escola Pública com qualidade e com profissionais que sabem o que defendem : ALTERAÇÃO DO ECD E DA MIRÍADE DE DECR E DE LEIS EMANADOS DESTE ME!
    Manuela

    Anónimo says:

    eeheheheheheh o que para aqui vai? Todos falam e ninguem tem razão. vamos por os pés assentes na terra meus amigos. Os sindicatos assinaram um acordo e ou são homens ou são garotos. Se assinaram t~em de cumprir porque nao se esta a fazer nada que nao tivesse sido acordado. Tenham dó. Agora é bom nao terem a memoria curta foi um erro sim senhor mas ja fizeram coisas muito boas. Muitas vezes precisaram dos professores e onde estavam voces que agora falam????? Quando era preciso fazer dois tres dias de greve quem alinhava? Eram sempre os mesmos a fazerem greve. Agora estao a sentir na pele por isso se movimentam.

    Anónimo says:

    só uma dúvidazinha...

    quem mora longe de Lisboa ... por exemplo Guarda, Bragança, Viana do Castelo, Viseu, etc e que gasta em média 100 euros para ir e vir de Lisboa como vai fazer? (gasolina, comboio, taxis, comida,etc).
    Não acham que isto sem uma organização de autocarros não vai lá?
    Abram os olhos é puro lirismo pensar que sem essa tal organização em larga escala de autocarros, a convocatória não adianta nada.
    Vão aparecer só profs de Lisboa e arredorres ... nem chegam aos 10 mil.

    Anónimo says:

    Depois de ler tanta “verborreia” fico aqui a pensar: onde andavam estes “combatentes” pela dignidade profissional dos docentes nas muitas dezenas de lutas que, organizados pelos Sindicatos,levamos a cabo ao longo dos anos?

    A minha vontade de me ir embora (mesmo penalizado no montante da aposentação) já não é só pelas diatribes do trio ministerial (com a sinistra no comando). Também começo a ficar farto de tanta gente ingrata e inconsequente que não comparece nos momentos de maior necessidade nas lutas sindicais, que se auto-afirma como “não sindicalizada”, que incentiva os sindicalizados a deixarem de pagar as quotas mas que, como aconteceu em Março, se aproveitam dos sindicatos (à custa das quotas que nós pagamos) para se deslocarem a manifestações de protesto.
    Sem Sindicatos, meus caros, não há luta consequente.
    Quem pensar o contrário vai, certamente, pagar as consequências disso a breve prazo.
    Nessa altura, mesmo perdendo mais de 200€ na minha pensão de Reforma, já eu cá não estarei.
    Gozem muito! Muito sucesso para vós, a 15 de Novembro!
    Já agora, para serem mais coerentes, por que não marcam isso para 25 de Novembro?

    Caro Ramiro: Julgo desnecessário este aviso, mas cuide-se.O cilindro do descrédito está em marcha em mãos que sabem distilar ódio com a mesma facilidade com que cilindram as estradas da discordância. Mas há ódios que honram mais do que a "amizade" dos que faltam aos compromissos para com os seus pares. Com a sua atitude corajosa dormirá em paz com a sua consciência. Outros viverão noites insones para preparar os dias que desculpem as suas acções. Mas haverá desculpa possível?

    Moriae says:

    Ramiro, ignora estas ameaças 'enroladas' ...

    Sr. 'Rui Baptista', porque não rouba o nome ao Papa?

    Francamente ....

    Moriae says:

    Ramniro, tira-lhe o IP ...

    (ok. .... insónias de uma doente ...)

    Anónimo says:

    Colegas que rico exemplo de classe profissional.Desde já afirmo o seguinte - já estou um bocado tarimbado em sindicatos e lutas sindicais.Já fui sindicalizado no SPZN em 1975/77. Como veem já ca ando há uns anitos. Fui fundador do SPN.Fui v´rios anos delegado sindical. Fui dirigente do SPN dois anos. Deixei o sindicato em 1990.Nunca estive filiado em nenhum partido.Nunca votei em partidos de governo.Nunca votei no PC.Não sou nem anti-pc,nem anti-sindicatos.Praticamente, todas as greves que, desde os meus mais de 30 anos de serviço,foram convocadas,fi-las.Muitas vezes tenho discordado de opções dos sindicatos.MuitAS VEZES TENHO CONCORDADO.Fui amanifestações convocadas por sms. Estiveram lá 2000/3000?´~ao viram que só quando os sindicatos avançaram é que as manifestações cresceram até à dos 100000? Ja o disse e reafirmo-quer gostem quer não é com os sindicatos que o governo negoceia. Como se devem estar a rir no Ministério.Que triste espectáculo estão a dar os professores. Não estou sindicalizado.Tenho as minhas razões,mas recuso-me a apelar a colegas que se dessindicalizem. Isso foi o que a nossa ministra(reparem que nunca lhe chamei nome nenhum-a educação é apanágio dos professores)tentou fazer até à MANIFESTAÇÃO.Agora, vamos lá pensar bem! O que fizeram tais organizações,que sabem que a sua voz nunca chegará ao Ministério, a não ser quando for necessário combater os sindicatos? Sabendo que os sindicatos iriam reunir com a equipa ministerial, e, antes que o fizessem,há que provocar a divisão dos professores - convocar uma manifestação que o próprio M.Nogueira já tinha aventado, mas que como é lógico, não o podia fazer antes de reunir.Isto parece-me claro.Já agora,também sou titular-índice 340- e fiz greve no ano passado contra a criação de categorias de professores. Colegas - há professores e professores.Será que alguns dos autores de alguns mails que agora aqui aparecem, o fizeram? Vamos lá a ter juízo e aguardar pelas decisões dos sindicatos.Vamos pressioná-los,vamos afrontá-los nas escolas,vamos também apoiá-los e não hostilizá-los.Não é da discussão que nasce a luz?Quantos dos que aqui tanto os combatem o fizeram em reuniões de escolas ou em plenários de professores? Continuem a provocar a desunião e se calhar, se ainda andar por estes "trabalhos", sou capaz de assistir ao vosso, talvez meu enterro.Muito bem colega Helena.

    LMB says:

    Anónimo disse...
    Ó Ramiro, uma ordem é que vai resolver os problemas???? O que tu queres sei eu... queres é um tacho á frente de uma ordem!
    Quanto à Manif, vão haver duas:uma a 8 outra a 15!Os professores vão-se dividir pelas 2 e estas não vão ter visibilidade nenhuma!
    Assim é fácil...os Movimentos escolhem a data e os sindicatos que paguem os autocarros!

    Ponto1. Foi o mário nogueira que te ensinou a escrever?
    "á" em vez de à?
    "vão haver duas" em vez de vai haver duas?
    Ponto 2. Os sindicatos não pagam nada, recebem as contribuições dos sindicalizados.

    Moriae says:

    Ramiro, meu amigo, não ligues a estes desvarios.
    Algumas pessoas estão desnorteadas ... desesperadas ...
    Ignora absolutamente os insultos p.f.

    abraço solidário,
    M.

    LMB says:

    Parecem orfãos!
    Sem sindicatos a comandar a malta não sabe pensar, falar nem actuar.

    Os meus gatos têm mais autonomia!

    Alugar um autocarro é mais fácil do que apanhar um táxi em hora de ponta!

    Os sindicatos são essenciais, para os sindicalistas. Os sindicalizados são essenciais para os sindicalistas.

    Eu dispenso os sindicalistas. Mto obrigado pelo vosso trabalho. Agora podem voltar para as escolas - como mtos. fizeram, caladinhos, com o rabinho entre as pernas, depois da sinistra lhes ter dado guia de marcha - e fazerem algo de útil, se ainda souberem.

    Spartacus says:

    Ainda não percebi essa "...os sindicatos que paguem o autocarro..."
    Meus senhores, mas será que existe dinheiro por debaixo da mesa ? É que os sindicatos deviam ser financiados com as quotas dos professores, e assim sendo, não é o Sindicato que paga, mas a classe de Professores. Só por aí se vê a vossa noção das coisas!
    Estranho também que depois de oficializada a manif. de 15/11 tenham aparecido tantos sindicalistas preocupados com esse evento ? Medo de perder o Tacho ? Medo te terem de voltar à escola e sentir na pele as leis que assinaram e pactuaram? Meus caros, no Séc XXI já não são precisos sindicatos. Isso morreu na década de 70 do passado século. Neste século é preciso encontrar uma plataforma livre de partidarites e de Judas. Como? Não sei!Mas dia 15 parece-me uma boa data para o início de algo importante ! Só há uma manifestação, a de dia 15. Ou estão com ela ou contra ela. Tiveram tempo de sobra desde o início do ano até agora para fazer qualquer coisa, e nada fizeram. Agora só se podem colar. Se trabalhassem nas Escolas ouviam o sentimento dos professores e sabiam que está tudo preparado para encher Lisboa no dia 15. Só vocês é que não sabem isso... Porque será ?

    Spartacus says:

    Faltou-me dizer isto:
    "Nunca discutas com um idiota, pois ele arrasta-te para o nível dele e depois ganha-te em experiência!"

    Ramiro, prepara-te para constantes provocações anónimas a partir de agora. Os funcionários FENPROF e outras têm anos e anos de tácticas partidárias que utilizam para denegrir quem a eles se opõe. As velhas cartilhas stalinistas ainda estão em vigor. Sei do que falo. Moro ao lado deles e quando houve a outra manifestação eram reuniões constantes de caciques desse partido. A classe é só uma a dos professores. Os partidos devem estar fora das Escolas.
    Aos colegas, não se deixem enganar! Vão haver constantes provocações e insinuações para denegrir o Ramiro, a APEDE e quem dê a cara pela manifestação de dia 15. Esse partido (especialmente) vai instruir dezenas centenas de militantes para fazerem isso.
    Mantenham a calma e dia 15, TODOS EM LISBOA!

    Este comentário foi removido pelo autor.
    António Oliveira says:

    Estamos, com tanta espontaneidade, a fazer o jogo do ME: dividir para reinar.

    Se enfraquecermos os sindicatos deixarão de haver interlocutores e, finalmente, o ME ficará com as mãos livres.

    Hara Kiri docente? Não obrigado!

    LMB says:

    Spartacus, mais um a dizer " VÃO haver constantes provocações e insinuações para denegrir o Ramiro, a APEDE e quem dê a cara pela manifestação de dia 15. Esse partido"

    Não é Vão haver é VAI haver!

    Assim não dá. Profs a escrever desta maneira dá mau resultado, apesar da razão que possa haver no comentário.

    LMB says:

    moriae, não sei se se refere ao meu comentário,mas chamo à atenção que o primeiro parágrafo é a transcrição de um comentário idiota carregado de erros de Português, de um anónimo qq.

    A segunda parte é, efectivamente, o meu comentário, logo, não é um ataque, nem de perto nem de longe, ao Ramiro, com quem, estou de acordo.

    Anónimo says:

    LMB obrigado pela correcção. Fico agradado que em tantas linhas só isso mereça o seu desacordo. Pelos novos métodos de avaliação numa escala de 0-20, teria um 30! Apesar de não ser professor de Português e o texto tenha sido escrito mais com o coração, ainda devo estar muitos furos acima dos secretários de estado da Milú, não falando dos outros Ministérios. Aulas por correspondência na Moderna têm destas coisas... :)

    Anónimo says:

    Eh, pá! Confesso que já tinha visitado este famoso(?) blog. Agora, o que eu não sabia era que o Dr.Ramiro era a reencarnação do Messias a quem se pede orientações sobre o que se vai fazer a seguir. Movimentos espontâneos? Pois, pois...Vamos lá mostrar algum sentido crítico e ler nas entrelinhas. Há aqui muito anarquista saudosista que trai a ideologia de base: anarquistas não têm associações constituídas! é contra os seus princípios!A não ser que sejam próximos do PS. Assim se explica que queiram dividir numa hora em que é preciso estar unido. Pensem nisto.

    Anónimo says:

    Quem divide quem ? O caro anónimo devia colocar a si mesmo essa pergunta. A Manif de 15/11 é de Professores, não é do Sindicato A, B, C . Está convocada e legalizada. Quem quer a divisão? Não começamos a ter demasiados Jimmy Hoffa no sindicalismo nacional ?

    Anónimo says:

    nas escolas de todo o país a manif de 15 de novembro é uma incógnita, melhor (simplesmente nao existe).
    nos jornais e telejornais só aparecem 2 linhas sobre ela e no meio…

    pq nao sao realista e percebem que so o pessoal dos blogs + alguns amigos e’ que sabe disto???

    ja parece alquelas manifs em frente aos governos civis onde aparece meia duzia de gatos pingados …

    sim… existe muita honra e muito valor em fazer esta manif nem que seja so com 10mil … pois … depois vamos ver os comentarios

    manifs e coisas do genero precisam de uma grande logistica por tras

    ps- há escolas sem bloguistas

    Anónimo says:

    Estimado anónimo das 16.53.Sou José Costa, o homónimo das 16.38.Perguntei alhos e o amigo respondeu bugalhos.Não ponho em causa a realização da manifestação.Questiono, isso sim, o que lhe está subjacente. Sabe, tão bem como eu, que desde há uns anos a esta parte este movimento tem vindo a tentar ganhar visibilidade. Tive oportunidade de debater o tema com alguém n'"A sala dos professores" e cheguei à conclusão que a ideologia por detrás dele era, por assim dizer, um neo-anarco-sindicalismo difuso e com muitos traços retrógrados.Reafirmo que não há nada de espontâneo neste movimento. Há uma instrumentalização que, infelizmente, não está a ser reconhecida pelos professores.Eu também ainda não consegui fixar bem a fonte, mas hei-de conseguir.Quanto ao Hoffa, não estou a ver bem o que quer dizer.Eu até pago quotas para o meu sindicato e desconto 500 euros do meu salário para pagar, a si e a mim, a ADSE e a reforma...

    Anónimo says:

    Eu sou sindicalizada. Na FENPROF. Há 20 anos. E vou continuar a ser!
    Vou à manifestação de 8 de Novembro! Eu e muitos outros que, reunidos hoje em Plenário com o Mário Nogueira, o ouvimos explicar o porquê da assinatura do Memorando e o porquê de dia 15 ser tarde demais. Não ponho em causa a marcação dessa manifestação, é perfeitamente legítima. Mas não vejo o porquê de se estar a tentar colocar os professores contra os sindicatos. Isso é dar mais força à Mª de Lurdes e ao Sócrates. E tão felizes que eles vão ficar!
    E em 20 anos de ensino, não me lembro de ter visto a FENPROF assinar um acordo levianamente. A FNE sim, essa estava sempre disponível para entrar em acordos com o governo. Este governo sempre foi prepotente, devido a uma maioria absoluta para a qual muitos professores contribuíram. Negociação e cedência são palavras que não entram no seu discurso.
    Por incrível que pareça, no outro dia uma colega queixava-se das políticas educativas deste governo e quando eu lhe disse que era importante não votar PS nas próximas eleições, ela retorquia, muito comprometida, que sempre tinha votado PS, por isso era provável que votasse neles outras vez. Será possível?

    Anónimo says:

    Perante o cepticismo de uns post aqui deixados relativamente às Associações que marcaram a manifestação de dia 15 de Novembro e a sugestão que criassem um novo sindicato, e antes de criar uma ideia pré-concebida em relação a essas Associações, resolvi pesquisar um pouco sobre elas. O que encontrei: no site da APEDE, não vejo referência a um único nome pelo que continuo sem saber quem dá a cara por esta associação. Mais, nos contactos não vejo um número de telefone nem uma morada, apenas um apartado. Anónimo de mais para lhe poder dar crédito.
    No blog do Movimento Mobilização e Unidade dos Professores, dá a cara um tal de Ilídio Trindade. Ok, já tenho um nome. Nova pesquisa no Google: Ilídio Trindade. Vejo uma referência na Sala dos Professores e vou ver: Bacharelato, data de registo 14 Janeiro 1970...???? De registo? A Sala de Professores foi criada em 2003. Será então a sua data de nascimento? Nova pesquisa e consigo encontrar a sua página pessoal. Afinal nasceu em 1961. E mais não descubro.
    E é assim: de duas associações que aparentemente pretendem movimentar milhares de professores, apenas vejo uma pessoa a dar a cara por elas.
    Continuo com muitas dúvidas relativamente a estas associações. Como é que me posso deixar representar por pessoas que não conheço? Como é que posso participar de uma manifestação se nem sei quem a convocou? Quem são as pessoas que convocaram esta manifestação? Quem foram as pessoas que se dirigiram ao Governo Civil e a legalizaram?
    QUEM ME RESPONDE E ME ESCLARECE ESTAS DÚVIDAS? Agradeço muito que o façam.

    Anónimo says:

    Pois eu gostava de saber quantas benesses receberam o senhor Mário Nogueira e o senhor João Dias, entre outros, do nosso governo.

    É tempo de acabar com os "vendilhões do templo". Se estes senhores tiverem vergonha, demitem-se e desconvocam a manifestação do dia 8 de Novembro.

    Anónimo says:

    Colega anónimo das 1:19, com tanto ódio aos sindicatos, organize-se crie um sindicato´, una os professores à vossa volta e vá discutir e negociar com a ministra. Já agora faça por não receber o que diz que os outros receberam.Posso saber o quê?

    Anónimo says:

    dantes eram os sindicatos que não se uniam
    agora a desunião vem do discurso anti-sindical.
    tanto ódio aos sindicatos...
    tanta arrogância a pedir ordem...
    tanto candidato a bastonário...
    querem dar bastonadas aos sindicalizados?
    a ministra agradece
    assina:UM QUE NEM SEMPRE CONCORDA COM O SEU SINDICATOPROFESSOR, mas dia 8 estará na luta

    António Leandro says:

    Ao ler todos estes comentários imagino como a Sr.ª Ministra da Educação deve estar rindo contente e feliz. Finalmente conseguiu a desunião novamente. Sou sindicalizado num sindicato pequenino e independente (não desempenhando qualquer cargo social, mas criticando internamente - e já o fiz imensas vezes - sempre que acho oportuno) e que nem sempre tem concordado com algumas resoluções da plataforma. Porém, para que não transparecesse para a opinião pública que não havia união entre os professores foi anuindo às decisões da maioria. ISTO É DEMONSTRAR UNIÃO!!! Todos nós, professores a sério, sabemos que a manifestação do dia 8 de Março foi uma manifestação de professores e não de sindicatos, foi realizada porque os professores assim o desejaram e os sindicatos aproveitaram e colaram-se a esse desejo. É certo que para a opinião pública talvez tenha passado a imagem dos sindicatos como preponderante na Marcha da Indignação, mas parece-me que alguns professores (quiçá agora afectos aos movimentos) ficaram com ciúmes porque não viram o seu (ensejo de) protagonismo reconhecido publicamente (muito menos nos media). Por outro lado, não terão sido os movimentos a apresentarem-se como anti-sindicatos? E quais terão sido as verdadeiras razões (para além de uma pseudo guerrinha de comadres) da marcação da mainifestação para o dia 8?
    Alguns dos comentários anti-sindicatos arvoram na formação da ordem dos professores. E eu pergunto: o que fizeram para a formação da ordem? Estão à espera confortavelmente que outros o façam? Pois, deixem-me informá-los que existem sindicatos ou associações sindicais que defendem, como objectivo prioritário, a formação de uma ordem. Onde está o vosso contributo e empenho?
    Finalmente, os parceiros sociais com poder negocial (é só ler a nossa Constituição) são os sindicatos. São estes que irão reunir com o Ministério da Educação. Não concordamos com as suas ideias? Temos duas possibilidades: transformamos os movimentos em sindicatos que integrarão a Plataforma Sindical(a bem da união - passarão de 13 para 16) de forma a ganharem representatividade profissional e negocial de parceiro social; ou os elementos destes movimento associam-se aos sindicatos com que mais se identificam (não se esqueçam de primeiro lerem os estatutos para conhecerem a ideologia e as bases que estiveram na sua formação, bem sei que dá algum trabalho!!!) e promovem uma renovação interna, com novos orgãos e novas direcções, praticando um novo tipo de sindicalismo que tanto, e muito bem, advogam, pois o das décadas de 70 e 80 está ultrapassado.
    Sou professor! Desejo a unidade neste momento (depois outros virão, provavelmente contra as propostas dos sindicatos) de luta contra o Ministério da Educação! Irei dia 8 com a esperança de um entendimento e uma única e imensa manifestação. Mas se houver outra dia 15 também lá estarei. O meu opositor nesta premente batalha não são os meus colegas professores... nem os sindicatos... é a equipa ministerial de Maria de Lurdes Rodrigues...

    Anónimo says:

    Olá Sou EU...
    ESTÁ NA HORA DE UNIR... DEIXEMOS as TRICAS... ABAIXO QUAISQUER PROTAGONISMOS... A UNIÃO SUPERA O SOMATÓRIO DA ENERGIA DAS PARTES.
    Sempre defendi e continuarei a defender que somos todos igualmente profissionais, como em todas as profissões (uns mais dedicados um pouco que outros, fruto das diferenças e competências individuais, uns com melhores resultados que outros frutos das contingências de origem sociocultural dos alunos e das condições de trabalho, dos meios e recursos disponíveis... mas nada mais que isso! A carreira e esta palhaçada da avaliação tem que acabar.
    Quero voltar a ser apenas professor. Concorri para ser excluído como tantos outros com melhor qualificação que eu, seguramente... Mas acabei ficando como titular. Esta categoria que me deram é o motivo da minha luta.
    Como disse no Congresso de uma Central Sindical: TENHO VERGONHA DE SER TITULAR! Posso até ter tido a felicidade de ter realizado um "curriculum vitae" invejável mas cheguei a Titular por não ter tido a infelicidade de ter sido forçado a faltar... Concorri mas, preferia ter ficado de fora! para publicar o meu curriculum e colocar como Título: Eu sou, para esta ministra, um incompetente. Diferentemente de muitos outros cidadãos de outrora que pertenceram à PIDE, jamais me orgulharei de ter sido um dia Titular. Por favor, vamos lutar para acabar com esta VERGONHA... TODOS, Um dia ou DOIS DIAS... Mas vamos estar TODOS lá... De preferência não nos dois dias... mas nos 3 ou 4 ou 5 dias... que forem necessários para, como os professores franceses, fazerem recuar o Governo teimoso que nos conduz para o abismo e não se dá conta que "a única forma de podermos seguir em frente, por vezes, é dar um passo atrás". Visite-nos... Porque, como disse em Lisboa, Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !
    CONTEM COMIGO... DIVULGO NO MEU BLOG AS INICIATIVAS...
    Vemo-nos em http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/19668.html
    Até já... COMPANHEIROS e COMPANHEIRAS! JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES.

    Anónimo says:

    Olá. Sou eu... Um eu como tantos outros!
    Com opinião... Creio que é importante estarmos unidos defender a Carreira Única.
    UM FORTE ALERTA DEIXO:
    ATACAR SINDICATOS É DIVIDIR OS PROFESSORES: E ISSO, SE NÃO É MANOBRA DE MANDATÁRIOS DO GOVERNO ACABA POR DAR-LHE IMENSO
    JEITO... Quando os jornalistas interrogarem o Primeiro-Mionistro basta dizer-lhes:
    "Os professores não sabem o que querem... Não querem é ser avaliados... Afinal, não se entendem nem para organizar uma manifestação!"

    Li alguns comentários acerca da opinião dos colegas desiludidos com os sindicatos e os que os defendem.Sou educadora de infância há 21 anos e tenho os mesmos anos de S.P.R.C. Para quem defende este sindicato,aconselho que investiguem o trabalho,a luta o empenho demonstrado na resolução dos milhentos e graves problemas com que se deparam as IPSS-garanto que não vão estar muito tempo na pesquisa pois não se tem feito NADA!Colegas do público:conhecem-nos?já leram notícias na revista acerca da nossa realidade?já ouviram alguem da fenprof discutir ou defender os nossos interesses?Não,nunca!mas eu tambem sou sócia pago as cotas e em 21 anos garanto-vos que nunca senti a força de estarmos unidos ,como apregoam tantas vezes.Vocês,bem ou mal são falados lidos arranjam-se concentrações,manifestações...connosco,uma minoria que não dá mediatismo nem protagonismo...o silêncio total ano após ano...UM VERDADEIRO NOJO CAROS COLEGAS!Vejam se conseguem descobrir a pagina das IPSS e vejam as datas dos últimos assuntos que lá estão...Só se sentem revoltados e abandonados porque não são docentes numa IPSS.Garanto-vos que são uns privilegiados!

    Li alguns comentários acerca da opinião dos colegas desiludidos com os sindicatos e os que os defendem.Sou educadora de infância há 21 anos e tenho os mesmos anos de S.P.R.C. Para quem defende este sindicato,aconselho que investiguem o trabalho,a luta o empenho demonstrado na resolução dos milhentos e graves problemas com que se deparam as IPSS-garanto que não vão estar muito tempo na pesquisa pois não se tem feito NADA!Colegas do público:conhecem-nos?já leram notícias na revista acerca da nossa realidade?já ouviram alguem da fenprof discutir ou defender os nossos interesses?Não,nunca!mas eu tambem sou sócia pago as cotas e em 21 anos garanto-vos que nunca senti a força de estarmos unidos ,como apregoam tantas vezes.Vocês,bem ou mal são falados lidos arranjam-se concentrações,manifestações...connosco,uma minoria que não dá mediatismo nem protagonismo...o silêncio total ano após ano...UM VERDADEIRO NOJO CAROS COLEGAS!Vejam se conseguem descobrir a pagina das IPSS e vejam as datas dos últimos assuntos que lá estão...Só se sentem revoltados e abandonados porque não são docentes numa IPSS.Garanto-vos que são uns privilegiados!