Departamento de Expressões da Escola Eugénio de Castro, em Coimbra, exige suspensão da avaliação de desempenho

O Departamento de Expressões da Escola de Eugénio de Castro, em Coimbra, reuniu, no passado dia 13/10, para discutir questões relacionadas com a avaliação de desempenho dos professores/objectivos individuais. O prolongamento da reunião e o adiantado da hora não permitiram chegar a conclusões. Repetiu-se a dose ontem, dia 15 de Outubro. Ao fim de várias horas de trabalho e de muita intervenções interessantes, o Departamento  aprovou, por unanimidade, a suspenção da avaliação do desempenho de professores.
O movimento de contestação cresce dentro das escolas e passa por duas vertentes complementares: aprovação de moções que exigem a suspensão do processo e a preparação das manifestações de 8/11 e de 15/11. Como são espíritos livres, os professores tomam decisões sobre a sua participação numa ou noutra das manifestações ou nas duas sem precisarem de cabrestos. Pensam pela sua própria cabeça. À medida que mais professores são envolvidos no processo de avaliação de desempenho, mais são os que se apercebem do Inferno onde os colocaram. A tomada de consciência da impossibilidade de aceitar o modelo burocrático de avaliação cresce na proporção dos que se envolvem nele. 
Alô, Lisboa? Alô, Porto? Onde estão os espíritos livres da capital do país e da capital do Norte?

27 Response to "Departamento de Expressões da Escola Eugénio de Castro, em Coimbra, exige suspensão da avaliação de desempenho"

  1. Margarida says:

    Parabéns Coimbra! Mais especificamente, Dep. Expressões da Eugénio de Castro! Boa malha!!!

    ensimesmado says:

    "...manifestações de 8/11 e de 15/11. Como são espíritos livres, os professores tomam decisões sobre a sua participação numa ou noutra das manifestações ou nas duas sem precisarem de cabrestos."
    Dar, assim, o assunto por encerrado parece salomónico e é lamentável. A marcação serôdia da manifestação do dia oito tem laivos da arbitrariedade e prepotência de outros comportamentos aqui, justamente, zurzidos.
    O sr. Mário Nogueira não é dono dos professores, nem sequer dos sindicalizados.

    professora says:

    Muito mais odioso do que todo o processo de avaliação é a manipulação alucinada e vergonhosa em que todo o governo está enredado. ministros, secretários de estado, deputados, todos. parece que este é o único assunto que faz parte da agenda dos governantes deste país. Todos os sentimentos que progressivamente foram sendo experimentados na escola estão agora a dar lugar a um grande sentimento de ódio. Como é que isto é possível...

    Safira says:

    Daqui de Sintra uma colega de Expressões saúda os colegas do Dep. de Expressões da Eugénio de Castro.

    Parabéns colegas!
    Dia 15 todos ao Marquês!

    Abraço solidário,

    Safira

    Anónimo says:

    Daqui de Setúbal um colega de Expressões saúda os colegas do Dep. de Expressões da Eugénio de Castro.

    Parabéns colegas!
    Dia 15 todos ao Marquês!

    Abraço solidário extensível á colega safira,

    António

    Anónimo says:

    Não tenho condições económicas nem familiares que me permitam ir às duas manifestações.
    Sou um espírito livre, como agora se revolveu dizer, e por isso penso... e acho que a manifestação de dia 8 NÃO pode ser um flop...
    Somos nós Professores que estamos em causa, são os nossos direitos, a nossa dignidade!se a primeira não resultar vão rir-se de nós... Não se lembram da frase da ministra antes do 8 de Março??!

    Anónimo says:

    Do Alentejo profundo, o meu total apoio aos colegas do Departamento de Expressões da Eugénio de Castro!

    Até dia 15 de Novembro, no Marquês!


    Isabel Duarte

    Que foi proposta naquela reunião de Departamento de Expressões da Escola Eugénio de Castro e por vários motivos, a suspensão da avaliação do desempenho de professores, FOI! QUE EU ESTIVE LÁ COMO OS OUTROS COLEGAS, ESTIVE!! Agora parece que lhe andam a chamar "proposta de adiamento"!! Qual é a diferença?? Mas o grave é que nem isso ficou resgitado na súmula da última Reunião (seguinte) do Conselho Pedagógico daquela escola e que foi afixada na sala dos Professores! E eu pergunto... Porquê?? Quem é que querem calar?? O que querem que não se saiba??? Quem é que nos quer silenciar??
    VIVA A EDUCAÇÃO PARA A ARTE! VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

    ramiro says:

    Se não for possível uma única manife, apelo aos colegas para estarem presentes nas duas.

    Anónimo says:

    Parabéns, colegas de Coimbra! Tomaram a decisão acertada. Uma colega do mesmo departamento da Alembrança - Feijó ( Almada )

    TuniKKa says:

    Daqui uma colega do Departamento de Expressões solidária com os colegas de Coimbra.
    Até dia 8 e dia 15 (porque não estamos em tempo de "politiquices")

    Anónimo says:

    Prosposta de Suspensão da Avaliação do Desempenho dos Professores, foi o ponto acrescentado com o acordo de todos à ordem de trabalhos na reunião do Departamento de Expressões da Escola Eugénio de Castro de Coimbra. Os outros Departamentos e Escolas estejam atentos e exijam o mesmo!

    Professora de Matemática da EBECC says:

    Viva os espíritos livres! Estamos convosco!

    Prof Inglês says:

    Parabéns profs dessa escola!

    O Vosso problema chama-se José Alberto que é um presidente do Conselho Executivo que tem mais medo das coisas que de tudo!

    É um falso que por trás só vos atraiçoa!!!

    Prof de História says:

    uma surpresa para o sr. Mário Nogueira em

    http://oaltooforteeomoyle.blogspot.com/2008/10/portugal-hoje-o-testa-de-ferro.html

    Valentes! São Professores assim que são imprescindíveis!
    Tal como inprescindível é a participação de todos os Professores nas 2, 3 ou 4 manifestações, até para darmos uma bofetada a todos os que tentam dividir-nos.

    Manuel Rocha says:

    Os comentários de ofensa ao Mário Nogueira são ofensa a todas as posições de luta a favor da escola pública. As palavras inflamadas do anti-sindicalismo são, em si mesmas, sementes de servilismo. Tenham vergonha (já que de consciência cidadã são tão falhos).

    Manuel Rocha says:

    Outra coisa: as declarações de independência ("espíritos livres", "o sr. Mário Nogueira não é dono dos professores") são traços lindos na adolescência rebelde. De um cidadão em uso dos seus direitos e deveres espera-se bastante mais do que gritos do Ipiranga (apenas guinchos, afinal...). Pelos vistos, no dia 8 não se tratará, apenas, de defender a escola pública. Trata-se, também, de defender o movimento sindical.

    Professora says:

    A Senhora Ministra dança? ALL YOU NEED IS LOVE!
    http://www.youtube.com/watch?v=facYgFJu7AE&NR=1

    Anónimo says:

    Daqui de Braga, como antiga profª da Eugénio de Castro (foi aí que agregei...)e como elemento do departamento de expressões, saúdo a posição por vós tomada... juntos vamos conseguir!

    Anónimo says:

    Parabéns Professores da Eugénio! Façam alastrar a suspensão aos outros departamentos e abram as janelas para se respirar ar ar puropoderem respirar

    Anónimo says:

    Força Eugénio, façam alastrar a vossa suspensão a todos aos departamentos... varram o lixo que por aí abunda... Abram as janelas para se respirar ar puro, tenham a coragem de pensar por vocês próprios... gritem bem alto que são livres e que não admitem que ninguém pense por vós... porque é triste ver uma escola amordaçada... Parabéns!!!

    ensimesmedo disse... says:

    "O autoritarismo do Ministério da Educação e a total ausência de regulação do processo de avaliação têm despertado atitudes despóticas e autocráticas, comportamentos fundados em razões subjectivas e discricionárias, instalando-se um clima de medo e perseguição. O Ministério da Educação ignora ou pactua?" BE. Dos ditadores, livrai-nos Senhor!!! Amén

    Anónimo says:

    Parabéns pela coragem,não temos que ter medo.

    O direito à reunião e à aprovação de moções é um direito protegido pela Constituição. Nada há a temer.

    VAMOS EXIGIR A NEGOCIAÇÃO DE OUTRO MODELO DE AVALIAÇÃO E A REVOGAÇÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE

    VAMOS TODOS EXIGIR A SUSPENSÃO DO MODELO DE AVALIAÇÂO DO DESEMPENHO DECRETADO PELO GOVERNO.



    Documento a subscrever pelos professores e educadores e a apresentar ao C.Pedagógico e C. Executivo

    Se desejar este documento por mail peça-o para - sprc@sprc.pt
    ______________________________________________________________________

    Proposta ao Conselho Pedagógico e ao Conselho Executivo

    Sendo reconhecido que o modelo de avaliação do desempenho aprovado pelo Decreto-Regulamentar 2/2008 não está orientado para a qualificação do serviço docente, como um dos caminhos a trilhar para a melhoria da qualidade da Educação, enquanto serviço público; destina-se, sobretudo, a institucionalizar uma cadeia hierárquica dentro das escolas e a dificultar ou, mesmo, impedir a progressão dos professores na sua carreira. Para mais, o estabelecimento de quotas na avaliação e a criação de duas categorias que, só por si, determinam que mais de 2/3 dos docentes não chegarão ao topo da carreira, completam a orientação exclusivamente economicista em que se enquadra o actual estatuto de carreira docente que inclui o modelo de avaliação decretado pelo ME.

    Assim, tendo em conta a sua situação específica, os professores e educadores do Agrupamento de Escolas/Escola Secundária de ………………………………., subscritores deste documento vêm propor ao Conselho Pedagógico e ao Conselho Executivo a suspensão do processo de avaliação do desempenho em curso nos termos e com os fundamentos seguintes:

    1. Paradoxalmente, a aplicação do actual modelo de avaliação do desempenho está a prejudicar o desempenho dos professores e educadores por via da despropositada carga burocrática e das inúmeras reuniões que exige;

    2. O modelo de avaliação reveste-se de enorme complexidade e é objecto de leituras tão difusas quanto distantes entre si e que nem o próprio Ministério da Educação consegue explicar devidamente;

    3. A instalação do modelo revela-se morosa, muito divergente nos ritmos que é possível encontrar e dificultada ainda pela falta de informação cabal e inequívoca às perguntas que vão, naturalmente, aparecendo;

    4. A maioria dos itens constantes das fichas não são passíveis de ser universalizados. Alguns só se aplicam com um número reduzido de professores. Outros, pelo seu grau de subjectividade, ressentem-se de um problema estrutural – não existem quadros de referência em função dos quais seja possível promover a objectividade da avaliação do desempenho;

    5. É evidente um clima de contestação e indignação dos professores e educadores;

    6. O próprio Conselho Científico da Avaliação dos Professores (estrutura criada pelo ME) nas suas recomendações, critica aspectos centrais do modelo de avaliação do desempenho como a utilização feita pelas escolas dos instrumentos de registo, a utilização dos resultados dos alunos, o abandono escolar ou a observação de aulas, como itens de avaliação;

    7. O Ministério da Educação assumiu com os Sindicatos de Professores a revisão, este ano lectivo, do modelo instituído pelo Dec-Regulamentar 2/2008;

    8. Suspender o processo de avaliação permitirá: (i) recentrar a atenção dos professores naquela que é a sua primeira e fundamental missão – ensinar; (ii) que os professores se preocupem prioritariamente com quem devem – os seus alunos; (iii) antecipar em alguns meses a negociação de um outro modelo de avaliação do desempenho docente, quando já estão em circulação outras propostas, radicalmente diferentes e surgidas do meio sindical.

    Assim, o signatários, renovam a proposta de que o Conselho Pedagógico e o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas/Escola Secundária de ……………………… suspendam todas as iniciativas e actividades relacionadas com o processo de avaliação em curso, certos que, desta forma, contribuem para a melhoria do trabalho dos docentes, das aprendizagens dos nossos alunos e da qualidade do serviço público de educação.

    Os signatários
    ………………………………………………………………………………….
    …………………………………………………………………………………
    ………………………………………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………..

    (incluir tantas linhas quantas as necessárias)
    ______________________________________________________________________
    em www.sprc.pt

    Alô, Coimbra!
    Parabéns pela coragem!!!
    Vou seguir a vossa proposta e apresentá-la na próxima reunião do meu Departamento de Expressões.
    Até ao momento penso que ninguém a ia aceitar, agora já faz sentido dada a dinâmica que se está a criar.
    Aqui no Porto, ou pelo menos na minha escola a coragem anda um bocado arredada.
    Um abraço,
    Pedro Nunes
    (Escola Secundária de Carvalhos)

    Anónimo says:

    Já agora as minhas saudações ao professores do Departamento de Expressões da Escola Eugénio de Castro! Mas pergunto: E os outros professores dos outros Departamentos? A união faz a força, não é? Mas já é melhor que a minha. Ai de quem se atreva a exigir a suspensão da avaliação de desempenho! A amizade com o governo socialista e mais concretamente com a si(mi)nistra é eterna!É preciso provar que há viabilidade e é exequível!